sábado, 14 de setembro de 2019

No trilho dos deuses ... na "minha" velhinha Serra d'Aire

Regressado das terras Incas do Peru e ainda em jet lag ... logo no dia seguinte tinha a actividade de Setembro dos "meus" Caminheiros Gaspar Correia. Para além de estar com a minha "estrela arraiana", com eles e com a minha "velha" Mana Graça (dos Manos "velhos" desta vez só ela foi), esta caminhada tinha ainda dois outros "sabores": tratava-se das terras de Zambujal de Alcaria, na "minha" velhinha Serra d'Aire ... e a minha neta Sofia estreava-se nos Caminheiros! Com 9 anos, percorreu galhardamente os 15 km de um trilho que, não sendo difícil, também não se pode considerar fácil.
Zambujal de Alcaria e o velho
"Café da Bica", 14.Set.2019, 10h05
E assim, pouco depois das dez horas de uma manhã de Sol, lá estávamos no velho "Café da Bica", com a sua D.ª Meireles, que eu já havia redescoberto nos últimos  anos. A D.ª Meireles mantém-se no seu "Café da Bica" há pelo menos meio século ... conheci-a nos meus "anos loucos" de 1970 e seguintes, nos meus velhos tempos da Espeleologia ... quando começou a minha Vida de ar livre.

Será que tenho sucessora?

O Luís explica a origem e formação da Fórnea de Alcaria
Querem voar, como as gralhas de bico vermelho que sobrevoam a Fórnea
Rumo à antiga praia jurássica do planalto de S. Bento
Depois de contornarmos a Fórnea - e de um almoço campestre - rumámos ao Cabeço das Pias e à Praia Jurássica de S. Bento. Numa das muitas pedreiras da zona, em Dezembro de 2013 foi amplamente divulgada na comunicação social a "descoberta" de um fundo marinho jurássico. Na verdade, o achado ocorrera uma década antes, mas a pedreira estava concessionada.


Na praia jurássica de S. Bento
E no "trilho dos deuses", sobre o vale de Alvados
Visitada a "praia", abeirámo-nos da Costa de Alvados e seguimos rumo a sul, às curvas do Patelo, pelo "trilho dos deuses". A panorâmica que dali se avista sobre todo o vale de Alvados é sempre imponente ... como as jovens caminheiras parecem apreciar. A Sofia, minha neta, tinha companhia nesta caminhada! Os Caminheiros Gaspar Correia têm futuro... 😊

No trilho dos deuses ...
... e sobre as curvas do Patelo
Pouco depois das três da tarde estávamos no vale, com 15 km percorridos
A estreia da Sofia nos Caminheiros foi, sem dúvida, numa bela actividade. Vamos ver se tenho sucessora com veia pedestre.
Ver o álbum completo

Sem comentários: