domingo, 1 de setembro de 2019

De regresso ao Vale de Santarém

Vale de Santarém, 1.Set.2019, 9h05
À semelhança de Novembro do ano passado, em que a irmã que o Universo trouxe à minha Vida decidiu organizar uma primeira caminhada de solidariedade, com o objectivo de angariar alimentos para famílias carenciadas que a Cáritas Paroquial do Vale de Santarém segue, antes das nove da manhã do primeiro dia de Setembro reuniu-se um razoável grupo de participantes junto à Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, para um percurso simples, pelos campos em volta daquela vila, próxima da capital ribatejana e do Tejo.
Após um pequeno briefing, pouco depois das 9 horas estávamos a iniciar aquela que foi também uma bela jornada de convívio. O percurso começou por se desenvolver para nordeste, por vezes com a cidade de Santarém ao fundo e com uma primeira paragem no miradouro natural sobre a Quinta dos Covões ... onde foi feita a foto de grupo.

Ao longo dos pinhais adjacentes à Quinta da Fonte Boa, chegamos ao "miradouro" sobre a Quinta dos Covões
O rumo foi depois para a ribeira e vala da Asseca. Com o calor já a apertar, debaixo do viaduto da EN3 estava ... um autêntico "mar" de ovelhas à sombra. Passada a ponte, entrámos nos vastos campos agrícolas da margem direita do Tejo. Não estávamos longe do Caminho de Santiago...

Calor a quanto obrigas...
Ponte d'Asseca e os extensos campos de tomate da margem direita do Tejo
No passado dia 10 de Fevereiro, com a Paula e o Jorge, tínhamos passado do lado de lá destes campos agrícolas, a menos de 1,5 km, entre a Valada e Santarém ... no Caminho do Tejo. Hoje, inflectimos para oeste, iniciando o regresso ao Vale de Santarém pela Quinta de Santo António, infelizmente votada ao abandono.

A Ribeira d'Asseca e a Quinta de Santo António, um património infelizmente abandonado
Ainda não era meio dia, tínhamos 10 km percorridos e estávamos de regresso ao ponto de partida. As comparticipações para a Cáritas Paroquial do Vale de Santarém tinham sido entregues à chegada, melhorando certamente um pouco as necessidades de algumas famílias carenciadas. Caminhar por uma causa, tinha sido o lema desta iniciativa. Depois, dez dos mais de vinte participantes fomos almoçar e conviver, para finalizar uma bela actividade ... em vésperas de novas "aventuras"... 😊
Ver o álbum completo

Sem comentários: