sábado, 28 de setembro de 2019

Por montes, campos e vinhedos de Bucelas

Exceptuando o almoço de aniversário, em Janeiro, há mais de um ano que não caminhava com os "Novos Trilhos". Hoje, primeiro sábado de outono, inscrevi-me para participar numa caminhada circular, com início na localidade de Bemposta (Bucelas), por entre os campos, vinhas, montes e fortes desta zona. Trilhos já muito batidos, mas uma oportunidade de rever gente que, nalguns casos, já não via há bastante tempo. E a convivência sempre foi e é um dos atractivos dos "Novos Trilhos".

Entre a Bemposta e a Ribeira do Boição, 28.Set.2019, 9h55
Uma das "imagens de marca" dos "Novos Trilhos" também sempre foi o improviso, os troços à descoberta, a corta mato ... ou a descer muros... 😊. Foi o que sucedeu até ao já conhecido trilho da ribeira do Boição, várias vezes percorrido. Mas da ribeira e da sua famosa cascata, hoje ... nem uma gota de água. Esperemos que o incipiente Outono e o Inverno tragam de novo o seu cantar.

Rumo à ribeira do Boição ... nem sempre por caminhos fáceis...
Pelas vinhas das Quintas do Boição e da Chamorra
Subida ao Serves ... inclinada e pedregosa q.b. ...
Geodésico do Serves (357m alt.) ...
... e geodésico da Aguieira II (288m alt.)
Na Serra de Serves, como quase sempre, tínhamos o Tejo aos pés, de Lisboa a Alverca e Alhandra. Embora com alguma neblina, ao fundo percebia-se o Castelo de Palmela e a Arrábida.

O Tejo, de Lisboa a Alhandra, com os Mouchões aos nossos pés
Descida da Serra de Serves para norte
No regresso rumámos a norte, quase até à povoação de A-do-Mourão. O calor apertava e as cartas indicavam-nos uma hipótese de "lourinhas" no Café/Restaurante "Cantinho da Quinta". Mas ... estava a ser utilizado para um casamento e, embora cheio, a placa na porta dizia "Fechado". Até aí ainda menos mal ... mas não era preciso vir ninguém ao nosso encontro quase aos berros, dizendo "não quero cá mais ninguém"! Que belo cartão de visita e que belo exemplo de educação aquela senhora transmite...! Deixou-nos, enfim, encher as garrafas de água numa torneira exterior, vá lá.

Forte do Arpim. Ao fundo, o Serves, de onde viéramos
O regresso, numa tarde mais quente do que as previsões
Quase em final de caminhada, regressámos ao vale da ribeira do Boição e à Bemposta. Com 26 km percorridos, antes das quatro e meia da tarde estávamos onde havíamos iniciado. Mais de um ano depois, regressei aos "Novos Trilhos".

De novo pelo trilho da ribeira do Boição ...
... regressámos à Bemposta e ao ponto de partida
Ver o álbum completo

Sem comentários: