quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Frente Ribeirinha de Loures, a dois meses da inauguração...

O estado das obras no final de Abril

No final de Fevereiro passado, há exactamente dois meses, fui visitar as obras da "famosa" Frente Ribeirinha de Loures. Como então escrevi, 6 anos depois dos únicos 740 metros no concelho de Loures, entre a estação de Santa Iria e o antigo pontão da BP, foi preciso "nascer" a XXXVII Jornada Mundial da Juventude, a realizar no próximo mês de Agosto, para que o projecto da Frente Ribeirinha de Loures "renascesse". E já se noticia que a obra "deverá estar concluída no próximo mês de junho, ainda antes da Jornada Mundial da Juventude"; será? Peguei hoje na bike e fui ver o estado das obras.

Limite sul do concelho de Vila Franca de Xira
... limite norte do Concelho de Loures, 27.Abr.2023, 08h40
Para passar do limite sul de Vila Franca para o final das obras do lado de Loures, por enquanto tem de se dar a volta junto à linha férrea e por baixo do IC2. Analogamente, nos referidos 740 metros entre a estação de Santa Iria e o antigo pontão da BP também é preciso dar a volta que se vê no mapa.

Para passar entre estes dois pontos ... por enquanto há que dar a volta junto à linha do comboio
Até parece um paraíso... 🙂
Ligação do limite sul de Vila Franca para sul ... em Junho será linear?
Ligação dos já existentes 740 metros que conduzem ao antigo Pontão da BP com os novos passadiços a norte
As obras entre o Pontão da BP e o Pontão da ValorSul ... onde há dois meses não havia nada de nada
O avanço das obras em dois meses, onde nada havia, surpreendeu-me pela positiva, embora voltando a constatar, como em Fevereiro, que se se construiu um estradão para permitir a construção dos passadiços ... então não eram precisos passadiços, o estradão chegava e sobrava para passeio pedonal e ciclista, como as fotos acima creio que ilustram sobejamente. Um trabalhador informou-me que os estradões serão depois desactivados e ficarão apenas os passadiços. Oxalá assim seja ... mas entretanto gastaram-se milhões numa dupla construção a todos os títulos questionável, para além de que ... quantos anos levará a vegetação do sapal a ocupar de novo os estradões, que ainda por cima são, naturalmente, sobreelevados? Dúvidas ... questões ... para quem de direito?...
Vala e Pontão da ValorSul ... a minha principal dúvida em Fevereiro passado
Hoje, a minha curiosidade maior passava precisamente pelo pontão da ValorSul; em Fevereiro escrevi: "duvido que o pontão e todos os sistemas de depuração ali existentes sejam derrubados. Só se for construído um túnel perpendicular ao da ValorSul ... ou um passadiço a sobrevoar o pontão...".
Pois bem ... hoje não consegui passar a vala e o pontão. A única hipótese de cruzar a vala seria, como em Fevereiro e noutras passagens que ali fiz, pela ponte do IC2, em segurança, junto à rede. Só que ... a rede está agora mais cerrada ... e havia trabalhadores em acção. Deixarem-me passar seria pouco provável ... mas tentei 😂; não havendo já dúvidas de que vai haver uma ligação - os passadiços avançam a sul e a norte, de onde eu vinha - aproveitei para perguntar como vai ser feita. E a resposta surgiu: "vai ser construída uma ponte por cima do pontão e da vala."; pois, Ok ... duvido é que esteja pronta em Junho. Mas pode ser que me engane, os materiais e as tecnologias avançam rapidamente.
Vala, viaduto do IC2 e pontão (à esquerda) junto à ValorSul ... onde hoje foi impossível passar ... onde
daqui a dois meses supostamente haverá uma ponte pedonal e ciclista
Impossibilitado de cruzar a vala e o pontão ... não houve outro remédio se não voltar atrás, para norte, até aos acessos de Santa Iria do IC2, passando por baixo destes para poder entrar na estrada de acesso às sucessivas indústrias ali existentes, CMIS, AutoBetão, ValorSul, etc., e pela qual pedalei a bom ritmo até à zona da Bobadela; de todo esse troço já tinha feito o reconhecimento em Fevereiro.

Grandes terraplanagens entre a Estação CP da Bobadela, o IC2, o Bairro da Cortiça e a Foz do Trancão
Já próximo da Foz do Trancão, a sul da Estação CP da Bobadela e até ao antigo Bairro da Cortiça, fui surpreendido pela enorme extensão de terraplanagens ... "nascidas" depois de Fevereiro. Presumo que se trate de áreas para ajardinar e, eventualmente, receber quem queira acampar, na XXXVII Jornada Mundial da Juventude, mas é meramente uma suposição; não havia ninguém para perguntar.

O que irá aqui nascer nos próximos meses? Cá estaremos para saber... (ao fundo a Bobadela)
E antes das 10h30 estava junto à saída norte da ponte pedonal e ciclista sobre a Foz do Trancão
O Trancão até parece um espelho. Em Junho, supostamente já se poderá atravessar a ponte!
Junto ao antigo Bairro da Cortiça, como de outras vezes, dei por terminada esta "prospecção" das obras da "famosa" Frente Ribeirinha de Loures. A ponte que cruza a linha de comboio, próxima, igualmente em obras, que julgava relacionadas com os passadiços, essa soube por dois trabalhadores que nada tem a ver, é uma ponte e uma obra privada da Galp. Até Junho ... aguardemos.
Mais terraplanagens, entre a linha de comboio e os passadiços da Frente Ribeirinha
E a ponte sobre a linha de combóio, junto ao antigo Bairro da Cortiça, em obras privadas da Galp
Evidentemente que este projecto, há muito falado, "pode muito bem revolucionar a zona ribeirinha da Área Metropolitana de Lisboa", como se lê nas notícias. Será sem dúvida uma mais valia para os Concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa, possibilitando a ligação pedonal e ciclável de Vila Franca ao Parque das Nações, e, deste, aos restantes percursos já existentes ao longo de todo o litoral de Lisboa e da linha do Estoril e Cascais. A opção por tanta madeira, tanto passadiço, exponenciando trabalhos e custos, versus o aproveitamento e transformação dos estradões construídos, é uma opção discutível ... mas o tempo ou o Tempo nos dirão! Em princípio ... a próxima crónica sobre a Frente Ribeirinha, neste blog ... já será depois da inauguração 😊

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