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Limite sul do concelho de Vila Franca de Xira
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... limite norte do Concelho de Loures, 27.Abr.2023, 08h40
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Para passar do limite sul de Vila Franca para o final das obras do lado de
Loures, por enquanto tem de se dar a volta junto à linha férrea e por baixo do
IC2. Analogamente, nos referidos 740 metros entre a estação de Santa Iria e o
antigo pontão da BP também é preciso dar a volta que se vê no mapa.
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Para passar entre estes dois pontos ... por enquanto há que dar a
volta junto à linha do comboio
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Até parece um paraíso... 🙂
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Ligação do limite sul de Vila Franca para sul ... em Junho será
linear?
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Ligação dos já existentes 740 metros que conduzem ao antigo Pontão da
BP com os novos passadiços a norte
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As obras entre o Pontão da BP e o Pontão da ValorSul ... onde há dois
meses não havia nada de nada
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O avanço das obras em dois meses, onde nada havia, surpreendeu-me pela
positiva, embora voltando a constatar, como em Fevereiro, que se se construiu
um estradão para permitir a construção dos passadiços ... então não eram
precisos passadiços, o estradão chegava e sobrava para passeio pedonal e
ciclista, como as fotos acima creio que ilustram sobejamente. Um trabalhador
informou-me que os estradões serão depois desactivados e ficarão apenas os
passadiços. Oxalá assim seja ... mas entretanto gastaram-se milhões numa dupla
construção a todos os títulos questionável, para além de que ... quantos anos
levará a vegetação do sapal a ocupar de novo os estradões, que ainda por cima
são, naturalmente, sobreelevados? Dúvidas ... questões ... para quem de
direito?...
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Vala e Pontão da ValorSul ... a minha principal dúvida
em Fevereiro
passado
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Hoje, a minha curiosidade maior passava precisamente pelo pontão da ValorSul;
em Fevereiro
escrevi:
"
duvido que o pontão e todos os sistemas de depuração ali existentes sejam
derrubados. Só se for construído um túnel perpendicular ao da ValorSul ...
ou um passadiço a sobrevoar o pontão...".
Pois bem ... hoje não consegui passar a vala e o pontão. A única hipótese de
cruzar a vala seria, como em Fevereiro e noutras passagens que ali fiz, pela
ponte do IC2, em segurança, junto à rede. Só que ... a rede está agora mais
cerrada ... e havia trabalhadores em acção. Deixarem-me passar seria pouco
provável ... mas tentei 😂; não
havendo já dúvidas de que vai haver uma ligação - os passadiços avançam a sul
e a norte, de onde eu vinha - aproveitei para perguntar como vai ser feita. E
a resposta surgiu: "vai ser construída uma ponte por cima do pontão e da vala."; pois, Ok ... duvido é que esteja pronta em Junho. Mas pode ser que me
engane, os materiais e as tecnologias avançam rapidamente.
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Vala, viaduto do IC2 e pontão (à esquerda) junto à ValorSul ... onde
hoje foi impossível passar ... onde daqui a dois meses
supostamente haverá uma ponte pedonal e ciclista
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Impossibilitado de cruzar a vala e o pontão ... não houve outro remédio se não
voltar atrás, para norte, até aos acessos de Santa Iria do IC2, passando por
baixo destes para poder entrar na estrada de acesso às sucessivas indústrias
ali existentes, CMIS, AutoBetão, ValorSul, etc., e pela qual pedalei a bom
ritmo até à zona da
Bobadela; de todo esse troço já tinha feito o
reconhecimento em Fevereiro.
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Grandes terraplanagens entre a Estação CP da Bobadela, o IC2, o
Bairro da Cortiça e a Foz do Trancão
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Já próximo da Foz do
Trancão, a sul da Estação CP da
Bobadela e até ao antigo
Bairro da Cortiça, fui
surpreendido pela enorme extensão de terraplanagens ... "nascidas" depois de
Fevereiro. Presumo que se trate de áreas para ajardinar e, eventualmente,
receber quem queira acampar, na
XXXVII Jornada Mundial da Juventude, mas é meramente uma suposição; não havia ninguém para perguntar.
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O que irá aqui nascer nos próximos meses? Cá estaremos para saber...
(ao fundo a Bobadela)
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E antes das 10h30 estava junto à saída norte da ponte pedonal e
ciclista sobre a Foz do Trancão
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O Trancão até parece um espelho. Em Junho, supostamente já
se poderá atravessar a ponte!
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Junto ao antigo
Bairro da Cortiça, como de outras vezes, dei por
terminada esta "prospecção" das obras da "famosa"
Frente Ribeirinha de Loures. A ponte que cruza a linha de comboio, próxima, igualmente em obras, que
julgava relacionadas com os passadiços, essa soube por dois trabalhadores que
nada tem a ver, é uma ponte e uma obra privada da Galp. Até Junho ...
aguardemos.
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Mais terraplanagens, entre a linha de comboio e os passadiços da
Frente Ribeirinha
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E a ponte sobre a linha de combóio, junto ao antigo
Bairro da Cortiça, em obras privadas da Galp
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Evidentemente que este projecto, há muito falado, "
pode muito bem revolucionar a zona ribeirinha da Área Metropolitana de
Lisboa", como se lê nas
notícias. Será sem dúvida uma mais valia para os Concelhos de Vila Franca de Xira,
Loures e Lisboa, possibilitando a ligação pedonal e ciclável de Vila Franca ao
Parque das Nações, e, deste, aos restantes percursos já existentes ao longo de
todo o litoral de Lisboa e da linha do Estoril e Cascais. A opção por tanta
madeira, tanto passadiço, exponenciando trabalhos e custos,
versus o aproveitamento e transformação dos estradões construídos,
é uma opção discutível ... mas o tempo ou o Tempo nos dirão! Em princípio ...
a próxima crónica sobre a Frente Ribeirinha, neste
blog ... já será
depois da inauguração 😊
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