terça-feira, 2 de maio de 2023

Em terras de Castelo Rodrigo ... e a Rota dos Túneis 11 anos depois...

Em Fevereiro de 2012 - há 11 longos anos - eu e o meu "Mano velho" Mousinho lançámo-nos à aventura da "Ruta de los Túneles". Pela antiga linha abandonada do Douro,
23.02.2012 - Dois Manos na Ponte sobre o Águeda
em Barca d'Alva ... há 11 anos!
fomos de La Fregeneda à Foz do Côa ... quando essa épica caminhada era mesmo uma aventura, sem aspas, com as velhas pontes do caminho de ferro abandonadas e em completa degradação.
Em 2021, contudo, depois de obras de melhoramento e segurança, foi inaugurado o trilho pedonal Camino de Hierro ... e passou a ser possível percorrer aquele fabuloso troço da antiga linha férrea em segurança. E assim ... os Caminheiros Gaspar Correia agendaram para estes 3 dias de fim de semana prolongado uma actividade centrada na zona de Figueira de Castelo Rodrigo e Barca d'Alva, de que a Rota dos Túneis foi, naturalmente, a caminhada principal.
Mas a Rota dos Túneis foi no segundo dia de actividade, domingo. No sábado, a umas madrugadoras seis da manhã, saímos de Lisboa rumo à aldeia de Almofala, em terras de Castelo Rodrigo.
Nas Arribas de Santo André, Almofala
29.Abril.2023, 11h00 - 5 horas depois de sair de Lisboa, estávamos em Almofala
O percurso de sábado foi baseado no PR1 FCR, saindo de Almofala rumo à Capela de Santo André das Arribas, debruçadas sobre o Águeda, o rio irmão gémeo do Côa, que ali faz fronteira entre Portugal e Espanha. Mas o trilho está muito abandonado e descuidado, obrigando-nos a algum corta mato e a "derivar" por terrenos lavrados, o que é pena, já que as panorâmicas são espectaculares.
A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo tem de cuidar melhor deste belo trilho.

Entre Almofala e a Capela de Sto André das Arribas, com duas grandes esculturas zoomórficas pré-romanas, os berrões
É a seguir à capela que o trilho praticamente desaparece. Os grifos planam nas alturas, sobre o profundo vale do Águeda, separando-nos de nuestros hermanos castelhanos.

As espectaculares panorâmicas das Arribas de Santo André sobre
o vale do Águeda ... embora seja preciso andar à procura do trilho
E regressamos a Almofala, 15h30
A "base logística" deste fim de semana foi em Figueira de Castelo Rodrigo, de onde no segundo dia, domingo ... partimos para La Fregeneda e para a nossa "aventura" na velha linha férrea do Douro.
Camino de Hierro, Fregeneda - Foz do Águeda
Onze anos depois, às 08h30 lá estávamos na estação de La Fregeneda. Que diferença! Agora havia gente e mais gente ... quando há 11 anos poucos se atreviam na Ruta de los túneles 😂
50 Caminheiros no Camino de Hierro, La Fregeneda, 30.Abr.2023, 08h30 (Foto: Natércia Dias)
E começava a "aventura"...
Regressar à "Ruta de los Túneles" 11 anos depois foi como que recuar no tempo ... mas sentir a segurança dos tempos actuais e da transformação e recuperação daquela antiga via férrea. Todas as pontes têm agora um piso sólido e seguro, em madeira ... mas bem mais agradável e bem mais integrado na envolvência da paisagem do que a infeliz proliferação dos passadiços e das pontes suspensas da moda. Neste mesmo fim de semana prolongado, vieram aliás às notícias as filas de mais de duas horas e meia de espera nos passadiços do Mondego em que ainda há dois meses estivemos...

1º túnel. O Túnel de la Carretera é o primeiro e o mais longo
de 20 túneis em 17 km de ruta (1593 metros de extensão)
O terceiro túnel é habitado por uma colónia de morcegos, que naturalmente o Camino de Hierro pretende preservar. Por isso, não é autorizada a passagem de mais de 10 pessoas de cada vez e com as lanternas apontadas ao chão. Em alternativa, um trilho evita a passagem por aquele túnel e oferece belíssimas panorâmicas sobre o vale da ribeira de Morgáez, afluente do Águeda, cujo vale se começa a acompanhar precisamente nesse trilho. Como em 2012 fui pelo túnel ... agora claro que optei pelo trilho alternativo, que acrescenta cerca de 1 km ao percurso.

No espectacular trilho alternativo ao terceiro túnel, acompanhando o vale da Ribeira de Morgáez e o Águeda

E regressamos às pontes
As panorâmicas espectaculares sucedem-se, descendo agora o vale do Águeda rumo ao Douro
E a jornada prosseguia ao longo de uma manhã magnífica
O almoço volante foi ao Km 11, numa zona agora acondicionada com WCs e bancos, onde igualmente vimos que o serviço de vigilância e de eventuais emergências dispõe de um carro adaptado para poder circular nos carris. Faltavam 6 km para o final, no cais de Vega Terrón, junto ao Douro.

Antes das duas e meia, ao fundo já se via a ponte internacional sobre o rio Águeda
Clique na foto para ver o álbum completo
Último túnel ... e chegamos ao final do percurso.
Do outro lado do Águeda é Portugal, Barca d'Alva
Cais de Vega Terrón, 15h20 - Estava cumprida a "missão"
Estava cumprida a "missão" ... mas não estava terminado o fim de semana, prolongado pelo feriado do 1º de Maio, cuja manhã seria dedicada a uma componente mais histórica e cultural.
Castelo Rodrigo e as guerras da restauração
Figueira de Castelo Rodrigo,
01.Maio.2023, 09h40
A manhã do terceiro e último dia de actividade passámo-la na actual sede do Concelho e na aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Entre o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, na vila, e as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, na aldeia histórica ... sentimo-nos recuar quatro séculos e "assistir" às guerras com Castela que se seguiram à Restauração da Independência, em 1640.

Ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, aldeia histórica de Castelo Rodrigo. Algures lá ao fundo ... está Vale de Espinho 💖
Ao fundo a Serra da Marofa, onde se encontra o Cristo Rei mais alto de Portugal
Igreja de Nª Srª de Rocamador, em Castelo Rodrigo ... que
durante séculos foi Caminho de Santiago
E depois de um reconfortante almoço ... já só faltava o regresso a Lisboa. Foram três dias de actividades, convívío, amizades ... à boa maneira dos Caminheiros Gaspar Correia. Até à próxima! 😊