quarta-feira, 24 de maio de 2023

Do Porto a Santiago, pelo Caminho da Costa (1)

A 22 de Maio de 2021, cheguei a Santiago de Compostela pela 7ª vez a pé. Era o início de uma "nova era" ... o Caminho do meu renascer. À peregrina do meu Caminho da Vida, também se lhe acendera a chama que ilumina o chão que pisamos.
Mas depois desse Caminho desde Valença, em 2022 a "nova peregrina" já percorreu os Camiños da fín da Terra, de Santiago a Fisterra e a Muxía ... e em 2021 e 2022 percorri, a solo, os velhos Caminhos Lebaniego, Vadiniense, Olvidado e de Inverno, de Santander a Ponferrada e a Santiago.
Nos Caminhos Peregrinos, o 'α' e o 'ω' sucedem-se e transmutam-se; o 'fim' renasce sempre num novo 'princípio', numa linha interminável do Tempo...♾️
Por isso ... aqui estamos de novo entre o silêncio das pedras, desta vez no Caminho da Costa. Com o "mano" Zé Manel Messias ... a do Porto assinalou o começo do primeiro Caminho deste meu "ano especial" de 2023; 25 km trouxeram-nos até ao Albergue S. Tiago de Labruge, pela Foz do Douro e o litoral de Matosinhos ... num Caminho que vai ter duas fases e dois ritmos diferentes. Um Caminho especial, por várias razões ... ou não fosse 2023 um "ano especial"...
O Caminho da Costa
A rota actualmente conhecida por Caminho da Costa foi utilizada por peregrinos a partir do século XII, embora mais assiduamente desde o século XVI. Na Idade Média, contudo, não existiam verdadeiras rotas de peregrinação ao longo da costa, tanto na cantábrica como na atlântica, por motivos óbvios: pânico ante os ataques dos vikings, normandos e piratas sarracenos, insalubridade e febres, por existirem múltiplas zonas pantanosas, inexistência de pontes, dificuldade de atravessar a desembocadura dos rios, etc.. Só uns poucos portos - como o Porto, Vila do Conde, Viana do Castelo e Baiona - cresceram à custa do comércio marítimo. Muitos peregrinos chegavam a estes portos por mar e seguiam alguma das rotas que ligavam a costa ao interior. Além de milhares de peregrinos anónimos, numerosos personagens ilustres utilizaram esta rede de caminhos costeiros, como o Rei D. Manuel I, que no regresso de Compostela, em 1501, passou por Vila do Conde e Azurara; também há relatos da passagem por aqui dos cronistas Claude de Bronseval (1531), Giovanni Battista Confalonieri (1594), o príncipe Cosme III de Médicis (1669), Gian-Lorenzo Buonafede, que passou por Matosinhos em 1717, e outros. Já na Galiza, também é conhecida a Rota Monacal, que os monges cistercienses percorriam desde o século XII, entre Oia e Baiona, e que ligava à antiga calçada romana que seguia para Iria Flavia e Compostela. Trata-se portanto de um Caminho jacobeu suficientemente documentado, se bem que tenha vivido durante muitos anos à sombra do traçado principal, por Ponte de Lima e Tui.

do Porto, 24.Mai.2023, 11h20 - Dois Manos a iniciar mais um Caminho das Estrelas...
Depois de uma viagem matinal desde Lisboa, a  do Porto foi, naturalmente, o Km '0' do nosso Caminho. Eram sensivelmente 11h20 quando, pela Ribeira, demos os primeiros passos, num dia magnífico de Sol e até de algum calor, principalmente no início. Acompanhámos o Douro até à Foz, seguindo céleres para Matosinhos, Leça da Palmeira, Perafita e Labruge.

Seguimos o Douro... e em pouco mais de uma hora estávamos na Foz, junto à Fortaleza de S. João
Fortaleza de S. Francisco Xavier e enseada de Matosinhos
Farol do Leça, 14h50 ... rumo a norte
Capela da Boa Nova, Leça da Palmeira
Passadiços litorais, neste Caminho ... são mais que muitos, como já sabíamos
Rio Onda, à entrada já de Labruge, 16h45
Antiga Escola Primária de Labruge: um grande Albergue de Peregrinos ... um bom exemplo de aproveitamento de instalações!
Amanhã seguimos para Vila do Conde e a Póvoa de Varzim. O rumo é sempre para norte. Vou escrever estas memórias dia a dia, etapa a etapa? Ou as próximas apenas à posteriori, como habitualmente? Quem sabe ... só o Caminho ditará. O Caminho não é o chão que pisas...
Labruge, 25.05.2023, 05h30                                                                                    Continua
Clique para ver o álbum completo
1ª etapa do Caminho da Costa (Porto - Labruge)

Sem comentários: