domingo, 28 de maio de 2023

Do Porto a Santiago, pelo Caminho da Costa (2)

Póvoa de Varzim, 26.05.2023, 05h20
São 4 da manhã e estou na Póvoa de Varzim, no excelente Albergue de S. José de Ribamar. Quando não se tem sono ... escrevem-se as histórias do Caminho 😄. O "mano" Zé M'nel creio que dorme, numa camarata de 12 camas todas preenchidas; quer dizer ... a minha agora não está preenchida... 😂

Litoral e Capela de São Paio, 25.Maio.2023, 07h40
Saímos do Albergue de Labruge pouco depois das sete horas, noutro magnífico dia de Sol e céu azul ... e logo nos extasiámos com a beleza deste troço do litoral, onde nos anos 50 foi descoberto um castro, o Castro de São Paio. Com o Sol ainda baixo, a Capela também ali erigida, a respectiva Cruz, os rochedos graníticos, o azul do mar ... além de beleza emprestavam ao local uma magia especial.
Capela e Cruz de São Paio ... um local mágico
Uma hora depois estávamos em Vila Chã, aldeia piscatória como tantas outras nesta costa, e pouco depois das oito no Mindelo, que deu também o nome à Reserva Ornitológica criada nos cordões dunares e pequenas linhas de água entre o rio Onda e o Ave.
Sempre para norte, ao longo do belo litoral do Concelho de Vila do Conde, por Vila Chã e Mindelo
Nesta segunda etapa, estava previsto e combinado um encontro especial com o amigo Joaquim Gomes, um amigo de algumas "aventuras" pedestres que inclusive já levei a Vale de Espinho e que não víamos há anos. Natural e residente nas terras de Vila do Conde, o Joaquim não só quis vir ao nosso encontro, nos passadiços litorais, como nos obsequiou com uma completa visita à sua cidade ... e com um completo e lauto almoço na sua casa, em Azurara, ou seja na margem sul do Rio Ave.
Encontros mediados pelo Caminho...
Diversos aspectos da bela cidade de Vila do Conde e do Rio Ave
Visitada a cidade e almoçados com a amizade e hospitalidade do Fernando Gomes, passavam poucos minutos das três da tarde quando voltámos a cruzar o Ave, rumo à Póvoa de Varzim, retomando o litoral junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes. Tal como Vila do Conde, a Póvoa surpreendeu-nos pelo desenvolvimento e harmonia, aliás tal como a maioria das povoações litorais.
Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, Caxinas, 25.Maio.2023, 15h40
E chegamos à Póvoa de Varzim e ao
Albergue de S. José de Ribamar
É dura, a vida de um peregrino... 😕
Carreço, 28.05.2023, 03h40
E entretanto os dois "manos peregrinos" avançaram mais duas etapas, nesta marcha para norte que é o Caminho Português da Costa. Cruzámos o Cávado, o Neiva e o Lima, do Douro passámos ao verde Minho; estamos em Carreço, entre a Areosa e Afife, a menos de 20 km de Caminha.

A umas madrugadoras 6h da manhã de 26 de Maio, a Póvoa de Varzim ficou para trás
Sexta feira, 26 de Maio, a terceira das nossas etapas foi até agora a que iniciámos mais cedo. No Albergue de S. José de Ribamar, às quatro da manhã já o reboliço de peregrinos era grande, e como também queríamos escapar à chuva que havia nas previsões para a tarde ... saímos oito minutos antes das seis, um quarto de hora antes de o Sol nascer, rumo a A-ver-o-Mar e ao Cabo de Sto André.

A ver o mar ... nos passadiços de A-Ver-o-Mar e da Aguçadoura
Mas se nas dunas os passadiços fazem sentido ... aqui para que servem?...
Antes da Apúlia, o Caminho de Santiago deixa provisoriamente o litoral. Foi até agora o troço mais monótono, percorrendo quilómetros de passadiços inúteis ... ao lado de caminhos de pé posto e de estradões agrícolas. Pouco depois das 9h30 estávamos na margem esquerda do Cávado, em Fão.
Igreja Matriz da Apúlia, 08h40
Santuário do Bom Jesus de Fão, 09h30
E chegamos ao Cávado, entre Fão e Esposende, 09h55
Em Esposende regressámos ao litoral, até à praia de Rio de Moinhos. A ideia original era terminarmos a etapa em Marinhas ... mas era ainda muito cedo, pelo que nem passámos na localidade. O dia acabou por ser a jornada mais longa, 33 km ... mas também a que terminámos mais cedo 😂
Litoral de Esposende e respectivo Farol, ao fundo, implantado no Forte de S. João Baptista
Santiago está sempre presente!
E atravessamos o Neiva, a sul de Castelo do Neiva
À uma e meia da tarde estávamos a entrar no Albergue Dom Nausti, próximo de Castelo do Neiva. Aquele não é seguramente o mais aconselhável dos albergues para se passar uma tarde ... mas foi o "albergue do milagre": um minuto depois de entrarmos desabou uma trovoada e chuva torrencial! As previsões e as nuvens negras que se haviam juntado nos céus prometiam ... mas os céus esperaram que chegássemos àquele "porto de abrigo". Obrigado Cristina! Eheh ... a Cristina é a nossa "bruxinha do tempo", a nossa "mana" com quem fiz o meu primeiro Caminho de Santiago ... cujas preces meteorológicas resultam sempre ... mesmo quando as preces são para os amigos do peito 😂
Igreja de Santiago de Castelo do
Neiva, 27.Maio.2023, 07h40
Através de bosques mágicos, numa manhã mágica...
Depois da chuvada à nossa chegada e alguma nocturna ... o dia ontem amanheceu de novo esplendoroso. Numa manhã mágica, nada melhor do que Santiago a receber-nos na sua Igreja, "perdida" nos bosques mágicos a nascente de Castelo do Neiva. E com a benção de Santiago, prosseguimos a quarta etapa, rumo ao vale do Lima e à bela cidade de Viana do Castelo.
Igreja e Mosteiro de S.
Romão do Neiva, 08h25
E às 10h20 cruzamos o Lima pela Ponte Eiffel, para entrarmos em Viana do Castelo
Como tínhamos tempo de sobra e lugares reservados no Albergue "Casa do Sardão", dedicámos o resto da manhã a Viana do Castelo, cheia de vida, de turistas e de peregrinos.

Viana do Castelo e a sua Catedral (foto abaixo), 27.Maio.2023, 11h10
O Albergue "Casa do Sardão" situa-se próximo de Carreço, 9 km a norte de Viana do Castelo. É um Albergue muito original e acolhedor, com muito boas instalações. Foi para cá que dirigimos a penúltima etapa da primeira parte do Caminho Português da Costa, onde ao jantar houve até a sempre tão saudável convivência com outros peregrinos, de todas as nacionalidades e de todas as idades. Houve até ... um episódio digno destas minhas histórias dos Caminhos. Na cama por cima da minha já havia roupa e outros objectos de uma peregrina que, contudo, só vi depois do jantar ... e não muito lúcida... 😂; trepou para a cama aos 'sss', chegou lá acima ... e estatelou-se no chão! Felizmente parece que não se magoou, voltou a subir ... e dessa vez lá ficou "pousada" na cama. Pelas três da manhã, contudo ... a manta e outros objectos dela vieram parar cá abaixo ... mas ela não se mexeu 😛. Esperemos que esteja viva... 😂
Carreço, 27.Maio.2023, 14h35 - Hoje ... passará aqui um comboio "especial"...
Clique para ver o álbum completo de fotos
"Casa do Sardão", um Albergue bastante original ... e onde tudo acontece 😂
Estamos de partida para a última etapa da primeira parte, a parte portuguesa deste Caminho. Mas ... não é apenas o facto de ser ainda em Portugal que marcará este dia... 💖
Continua

Sem comentários: