terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Do Trancão ao Cabo da Roca ... ou do nascer ao pôr-do-Sol

Em Outubro de 2014 - já lá vão mais de 5 anos - e um ano depois de uma longa marcha de uns "redondos" 60 km quando fiz 60 anos, idealizei uma outra marcha que, partindo igualmente de casa ou de perto ... me levasse de novo à Costa Oeste, mas desta vez mais a sul ... ao mítico Cabo da Roca.
Junto à Ribeira do Prior Velho, entre Sacavém e Camarate,
04.Fev.2020, 7h20
O ponto de partida foi a foz do Trancão, mas por diversas razões relatadas na "reportagem" daquela "aventura" a marcha ficou-se pelas Azenhas do Mar. Apesar de várias outras "insanidades sãs" bem maiores feitas depois - 100 km num dia ... 130 km em 27,5 horas - o projecto de chegar ao Cabo da Roca ficou contudo sempre a fermentar. Seriam ... e foram ... apenas uns "míseros" 50 km, por um percurso um pouco mais a sul do das Azenhas do Mar de há 5 anos. Para me acompanhar ... duas grandes Amigas e companheiras de muitas "aventuras", a Lucília - desde as Galinheiras (e vinda também a pé desde casa) - e a Madalena ... esta última a minha panaymi peruana 😊 - desde a Várzea de Sintra.
Rodeado o aeroporto, o Sol nasceu sobre o Tejo às 7h42, junto ao Eixo N/S, entre Camarate e Fetais
A minha primeira parte foi a solo ... por azinhagas "tenebrosas" entre Camarate e Fetais, ao encontro da Lucília na Estrada Militar das Galinheiras. Com 3 km já percorridos desde casa, a Lucília iria fazer no total apenas menos 4,5 km do que eu. E rapidamente descemos à Póvoa de Santo Adrião, para a seguir termos a primeira grande subida do dia, rumo a Odivelas, Ramada e Pedernais. Sabíamos que principalmente esta primeira parte da jornada seria muito urbana ... feita ao bom ritmo que o objectivo impunha ... e que levou a pequenos percalços "técnicos" rapidamente "remendados" 😋
Ribeira de Odivelas
Passada Caneças e já na descida para o vale de
Carenque ... havia "problemas técnicos" para resolver...
Junto ao Aqueduto na Ribeira de Carenque (em cima)
e já a caminho do Belas Clube de Campo
Às onze e meia da manhã estávamos no Belas Clube de Campo, com 22 km percorridos no meu caso e a Lucília com quase 18. A Lucília confidenciou-me que ia passar a aconselhar o filho, adepto do golfe ... a ir a pé... 😜. Estávamos entretanto a abandonar a parte mais urbana e a entrar em belas matas ... com a Serra de Sintra ao fundo. Pelo Telhal, chegávamos próximo da Granja do Marquês.
Belas Clube de Campo, 11h40
E a serra de Sintra - a Serra da Lua - surge no horizonte, envolta nos seus mistérios
Raios de magia, por
entre a magia dos bosques...
Largos horizontes, nos quais já se adivinha o mar, próximo da Granja do Marquês e da A16
Mas a estes belos campos ... seguiu-se a parte mais agreste do dia: 2 km de uma interminável recta, em estrada, entre a A16 e a EN9, no Ral. Eram horas de almoço, o pouco que tínhamos comido até ali tinha sido em andamento. A Lucília invocou os deuses para pedirem à "entidade patronal" (referia-se a mim...) um intervalinho para comer. Concedi-lhe 5 minutos ... que foram dilatados para 12 ... à entrada dos Viveiros Vítor Lourenço, uns viveiros de plantas a meio daquela interminável recta. É que nós tínhamos um encontro marcado com o Sol, às seis da tarde, no Cabo da Roca ... e antes desse ainda tínhamos um "encontro imediato" em Cabriz - Várzea de Sintra...
Dois "maratonistas" chegam à Várzea de Sintra,onde se juntam ...
... com o 3º elemento da equipa que havia de chegar ao Cabo da Roca
                                                                                                              A partir da Várzea éramos portanto três. Faltavam sensivelmente 14 km para o Cabo da Roca ... e faltavam três horas e meia para o Pôr-do-Sol. Parecia suficiente ... mas tínhamos as falésias da Adraga e da Praia da Ursa pelo meio. Era preciso dar às pernas ... apreciando as belas paisagens deste dia de uma primavera antecipada.

Sempre com a Serra a vigiar-nos, entre a Várzea e Colares ... a jornada segue a bom ritmo
Em Colares, a Madalena lançou um repto: "E se fôssemos beber um vinhito?". E assim que ela diz isto ... aparece-nos o "Cantinho da Várzea", ali encostadinho à Ribeira de Colares. À "entidade patronal" também lhe apetecia um branquinho fresquinho ... e assim foi; brindámos entre o meu branquinho, o tinto da Madalena e a cevada maltada da Lucília ... e prosseguimos sob o efeito do "dopping"... 😋
Ribeira de Colares, junto à qual nos surgiu o "Cantinho da Várzea" ... e os bons néctares que lá bebemos...
Antes das cinco, como convinha, saíamos dos bosques para a Adraga. Estávamos no mar! Faltavam menos de 5 km para o destino ... mas as falésias da Ursa iam retardar-nos um pouco. A Madalena dizia-me que o Sol esperava ... eu dizia-lhe que não acreditava 😊. Mas chegámos a tempo de assistir ao poente, nas falésias um pouco antes de atingirmos o Cabo da Roca. E ali, naquele êxtase pela missão cumprida, demos largas à nossa "loucura" ... gritámos ... abraçámo-nos ... enquanto o astro Rei explodia mergulhando para lá das ondas ... para lá do mar ... para lá do pensamento e da imaginação.

Praia da Adraga, 16h45 ... chegávamos ao mar

Pedras, falésias e Praia da Ursa
Às seis e vinte estávamos a chegar ao Cabo da Roca, ainda com as cores do poente a pintarem o horizonte e Vénus a acenar no firmamento que iniciava a escura noite. Com 50 km exactos nos meus pés, 46 nos da Lucília e 14 nos da Madalena ... tínhamos cumprido mais uma das minhas "insanidades". "Quanta beleza tem / E a amizade contem / Quando se quer tão bem" ... versejaria mais tarde a nossa Mada poeta. Tinha ligado o Trancão ao ponto mais ocidental do continente europeu.
Cabo da Roca, 18h20 ... ali, onde a Terra acaba e o Mar começa ... onde celebrámos a Amizade e a alegria de Viver
Ver o álbum completo

1 comentário:

Margarete disse...

Parabéns Zé. Mais um grande desejo cumprido...Imagino quanta emoção!
Que continues por muitos anos com essa energia e vontade de concretizar objectivos.