domingo, 9 de fevereiro de 2020

De Sintra a Mafra ... ligando Patrimónios Mundiais da Unesco

Tinha eu entrado não há muito tempo nos "Novos Trilhos", em Dezembro de 2013 não pude participar na caminhada de Palácio a Palácio, entre Mafra e Sintra; quase seis anos depois, em Julho do ano passado voltei a não poder. Mas, como não há duas sem três ... à terceira foi de vez, hoje, com o meu mano Zé Manel Messias e a minha panaymi Madalena ... e mais quase meia centena de "Caminheir@s Perdid@s ... pela Natureza".
Convento de Mafra, 09.Fev.2020, 7h45 ... a aguardar pela Madalena, Zé Manel e Dina
Sintra, Palácio da vila, 10h30: na "Paisagem Cultural
de Sintra", Património Mundial da UNESCO
A ideia era ligar os dois Patrimónios Mundiais, a vila de Sintra e o Palácio Nacional de Mafra, numa jornada pedestre de pouco menos de 30 km, numa caminhada linear, dependente portanto dos transportes públicos. Para a maioria dos participantes, a concentração foi assim em Mafra, para ali apanharmos o autocarro da Mafrense para a Portela de Sintra, onde poucos minutos depois das dez horas estaríamos a começar a marcha ... entre Palácios. Atravessado o centro da vila, seguimos o PR5 SNT, passando junto à misteriosa Regaleira e à medieva Casa do Fauno, para logo descer a Galamares e à Ribeira de Sintra.
Sintra, Palácio da vila, 10h40: meia centena de "Caminheir@s Perdid@s ... pela Natureza" tinham começado
uma jornada entre Patrimónios Mundiais (Foto: Fernando Damil)
Junto à misteriosa Quinta da Regaleira e
descendo para a Ribeira de Colares
Entre a Ribeira de Sintra e Nafarros, 11h50
Um pequeno troço entre a Ribeira de Sintra e Nafarros coincidiu com o ainda há dias percorrido a caminho do Cabo da Roca, mas hoje rumámos a norte, para Alfaquiques e Odrinhas. O almoço foi num belo parque de merendas em Codiceira ... incluindo o "meu" "Quinta dos Termos"... 😋

S. Miguel de Odrinhas, 14h40
Depois de Odrinhas, desceríamos para o vale do Lizandro, com espectaculares panorâmicas sobre a aldeia do Carvalhal e o rio, de ambas as encostas. E como os Caminhos Peregrinos são muito mais do que nós ... em todo este troço estávamos no Caminho de Fátima e de Santiago, o chamado Caminho do Mar.

A caminho do vale do Lizandro e da aldeia do Carvalhal ...
no Caminho do Mar, Caminho de Fátima e de Santiago     
E já na encosta norte do vale do Lizandro, com a aldeia do Carvalhal aos pés
Passada a aldeia do Boco, voltámos a descer, desta vez para o vale do arquitecto. As últimas chuvas transformaram parte dos trilhos ... em divertidos escorregas lamacentos ... onde houve momentos hilariantes. E lá estava, no fundo do vale, a Capela da Srª do Socorro ... ou Srª do Arquitecto.
E assim chegamos à Capela da Senhora do Arquitecto, ou Senhora do Socorro
Porquê estes topónimos? Conta a lenda que, ao finalizar a sua obra, o arquitecto responsável pelo Convento de Mafra mandou construir duas capelas, no ponto mais alto e no ponto mais baixo do concelho, respectivamente a Serra do Socorro e este vale que corre ao fundo da vila, renomeado então para Vale do Arquitecto. Outra lenda, contudo, diz que a segunda capela foi mandada construir por um pescador que, ao ver-se em perigo no mar, prometeu erguer uma ermida a Nossa Senhora do Socorro.
Capela da Senhora do Arquitecto, ou Srª do Socorro
Junto à Capela da Senhora do Arquitecto, os dois mentores da caminhada e do grupo fizeram o epílogo desta bela jornada. Num mundo cada vez mais globalizado - nem sempre pelas melhores razões - é de louvar a carolice (ou paixão) e o espírito de altruísmo com que põem de pé estes eventos gratuitos e públicos. O único prémio é a sensação de reconhecimento que, no final, lêem nos rostos e nos testemunhos daqueles que participaram ... pela mesma carolice ou paixão. Bem hajam!

Pelo meio de um paraíso ...
... chegamos a Mafra (Igreja de Santo André, o templo mais antigo da freguesia de Mafra - Sec. XIV)
Pouco depois das cinco da tarde entrávamos em Mafra, pela velha freguesia de Santo André, núcleo original da vila, a cerca de um quilómetro do Convento e do actual centro. A missão estava cumprida, com 28 km a acrescentar aos rankings de cada um dos participantes. Faltavam as despedidas ... e a foto da praxe. Obrigado a todos os que puseram de pé este dia memorável.

Mafra, 17h35 ... e chegamos ao Convento, para a
foto final de grupo (Foto: Deonel Pinto)  
Ver o álbum completo

Sem comentários: