quinta-feira, 16 de junho de 2022

Quando a Serra Amarela ... desceu ao Serves, ali entre Vialonga e Bucelas

Desde ontem até ao próximo domingo, num reencontro de "Manos" e "Manas", era suposto estarmos em Germil, na Serra Amarela, alojados no excelente Abrigo de Montanha em que a Associação Péd'Rios transformou a antiga Escola Primária ... e que eu conheci há quase 8 anos, em Novembro de 2014. Mas ...a meteorologia trocou-nos as voltas. Com chuva e granizo a norte ... a viagem seria grande para arriscar estarmos fechados ... mesmo que na Felicidade da partilha das nossas Amizades.
"Happiness is only real when shared " ... à entrada do Abrigo de Montanha de Germil, 28.Nov.2014 ...
recordando Chris McCandless ("Into the wild ")
E como adiámos o regresso a Germil, desafiei os "manos" da grande Lisboa para um desenferrujar de pernas, até porque se aproxima a passos largos uma outra grande "aventura" 😊. Contudo, só a Mana Cristina acabou por me acompanhar neste "treino", desde casa ao cume do Serves, ali entre Vialonga e Bucelas, num percurso circular que me pareceu fazer voltar aos tempos dos meus into the light...
No Castelo e na oliveira milenar de Pirescoxe,
16.Jun.2022, 10h15
No cume do Serves (351m alt.), 13h00, com alguma chuva ... e poeiras em suspensão, ao fundo
No regresso, por terras do Zambujal e de S. Julião do Tojal, cruzámos o Caminho de Fátima na Quinta do Monteiro Mor, mas como o objectivo também era fazer desnível ... a minha "mana" quis subir a íngreme ladeira que conduz ao Alto de S. Lourenço; passado um bocado já duvidava se teria sido boa opção... 😂; mas chegámos incólumes aos bairros dos meus into the light.

Subida ao Alto de S. Lourenço e panorâmica da várzea do Trancão, 16h35
Clique na foto para ver o álbum completo
Clique no mapa para ampliar e aqui para ver no Wikiloc
À chegada ainda fui dar a conhecer o Parque Urbano da Quinta dos Remédios à Cristina ... completando assim quase 33 km e quase 900 metros de desníveis acumulados. O Serves não é a Serra Amarela ... mas foi o que se arranjou neste feriado mais chuvoso a norte do que a sul. Obrigado, Mana Cristina 😄

Sem comentários: