sábado, 18 de junho de 2022

Uma travessia surpresa, de Azeitão ao Portinho da Arrábida

"Posso ir aí buscar limões?"; a frase não é nova e muito menos inédita😊. Amiga de há muitos anos, moradora próxima, caminheira, e, ainda por cima, professora da minha neta caminheira ... a Natércia de vez em quando vem buscar limões aos abençoados limoeiros do meu quintal. Ontem veio, mais uma vez; o que nunca tinha acontecido foi, ao mesmo tempo ... "tu não queres amanhã ir dar à perna comigo e com a Isabel?". Bem, era suposto eu estar na Serra Amarela, como disse no post anterior ... anteontem já tinha saído com a Cristina para o Serves ... pelo que estava longe de saber que dois dias depois ia voltar aos trilhos ... mas quando a Natércia me falou na Arrábida ... o desafio foi ao encontro da saudade daquela "minha" velha serra ... tanto mais que o objectivo era também o de contribuir para o treino da Isabel ... que daqui a pouco estará comigo e com mais uns quantos numa certa "aventura" ... um certo Sonho acordados. E assim, rapidamente os limões deram lugar a ... "às 9h30 estamos aqui ".
Três elementos para uma caminhada surpresa 😋
Ao fundo, o Formosinho esperava-nos, 18.Junho.2022, 11h15
E assim ... às dez e meia da manhã estávamos a deixar o carro em Azeitão. A ideia que eu tinha delineado para o "treino" era uma caminhada circular com bastantes desníveis ... pelo que apontámos ao Formosinho, onde eu já não subia há uns bons anos.

Subida ao Pico do Formosinho, pela cascalheira da encosta norte
Certamente causará admiração o tamanho da mochila da Isabel, para uma caminhada de umas horas na Arrábida 😲. É que para além do treino de desníveis ... a Isabel tem andado a treinar também o peso, para a tal "aventura especial" que está no nosso horizonte próximo 😂

Os três "aventureiros" desta caminhada surpresa no cume do Formosinho (501m alt.), 13h30
No cume do Formosinho ... o mundo era nosso 😀. O dia estava esplêndido ... e havia que tomar decisões de por onde descer. Eu ... tinha idealizado a caminhada circular (e grandinha... 😜), descendo para nascente, para o Vale da Rasca, Aldeia Grande, subir ao alto das Necessidades, para regressar a Azeitão por Vila Fresca ... mas as minhas duas companheiras começaram-me a falar ... num mergulho nas águas do Portinho da Arrábida 😂; talvez uma outra grande amiga nossa até quisesse lá ir ter...

A fabulosa descida do Formosinho para sul ... rumo ao Portinho da Arrábida
Pois ... a ideia do mergulho nas águas do Portinho vingou. Condescendi 😀; e condescendi sem esforço 😂; afinal, apesar de curta (uns meros 10 km), a caminhada transformava-se assim numa travessia da Arrábida ... trazendo-me à memória "aventuras" de outros tempos ... travessias da Arrábida de há quase meio século, com a minha "estrela arraiana" ... ou mesmo de há mais de meio século, quando, ainda no meu velho Passos Manuel, atravessei precisamente de Azeitão ao Portinho.

E ... no Portinho da Arrábida, 15h25. A travessia da Serra estava concluída.
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
A Teresa - a amiga que até talvez quisesse lá ir ter - afinal estava longe. Felizmente, os "tempos modernos" e as tecnologias permitem o que não era possível nos tempos "pré-históricos" das travessias das minhas memórias: chamar um 'Bolt' para nos "teletransportar" de regresso a Azeitão era rápido e barato ... mas, claro, depois do ansiado mergulho ... e de um merecido gin na esplanada; de um gin só para dois ... porque a outra menina dá-se mal com os álcoois... 😜

Obrigado por este dia, Isabel e Natércia! Venham mais! E ... abençoados limões 😂
O merecido banho ... o merecido brinde
... a uma merecida Amizade
Fotos (ao longo de toda a "crónica"): do autor e de Natércia Dias e Isabel Guardado

Sem comentários: