quarta-feira, 1 de junho de 2022

De Sacavém a Fátima ... ao ritmo de uma amizade de meio século (2)

Azenha, 4ª feira 1 de Junho de 2022, 21h25
Etapas curtas ... ao ritmo de uma Amizade de meio século ... este Caminho até dá para escrever a respectiva crónica quase em andamento 😄. Desde que publiquei o último post, na manhã de 2ª feira, mais tês etapas se passaram ... Santarém já ficou para trás ... e faltam-nos 42 km para Fátima.
Azambuja, 30.Maio.2022, 08h45 - Estava a começar a 4ª etapa deste Caminho de Fátima
Pela lezíria ribatejana, entre batatais e outras coisas mais...

Valada
, à beira Tejo ... onde nos aguardava o Enrico e o seu
Albergue Dois Caminhos ... um Albergue onde é obrigatório ficar!
Da Azambuja à Valada é uma etapa curta ... até para peregrinos novatos como os "meus" ... pelo que resolvemos prolongá-la até Porto de Muge, já que dispomos de "carro vassoura" para regressar à Valada. Sim, porque é obrigatório ficar no Albergue Dois Caminhos ... porque precisamente o Caminho aqui é comum aos dois destinos de peregrinação, Fátima e Santiago. O Enrico, o hospitaleiro, herdou dos seus muitos Caminhos a hospitalidade que faz história e que cria a vontade de partilhar histórias e vivências ... contadas ao jantar, com ele, a lembrar os jantares comunitários de tantos Albergues memoráveis.

Com o Enrico, no Albergue Dois Caminhos,
num jantar com histórias e estórias de muitos Caminhos
No dia seguinte estávamos em Santarém. A subida para a capital ribatejana foi o cartão de visita para o relevo das etapas seguintes.

Metade já foi ... e as minhas duas peregrinas
continuam em plena forma
Santarém à vista no horizonte, 31.05.2022, 10h35
Subida para Santarém ... onde almoçámos na típica
Taberna do Quinzena ... a catedral da comida ribatejana
Pôr do Sol em Santarém, 31.Maio.2022, 20h48 - Ao fundo a Serra de Montejunto
01.Junho, 8h20 ... e saímos de Santarém para a 6ª etapa deste ... Caminho lento... 😊
Hoje saímos cedo de Santarém; a etapa era de uns "longos" 16 km 😋. Pouco antes de Azóia de Baixo passámos o marco dos 50 km para o destino ... e na Azóia de Baixo parámos mais de uma hora; histórias de um Caminho feito com "carro de apoio" e um "motorista" que vai às compras...😂

Km 50 e em Azóia de Baixo ... já faltou mais do dobro...
Azóia de Baixo ... e continuamos a ver outros peregrinos no Caminho
O Caminho aqui é por alcatrão, mas as catedrais são verdes
Entre a Azóia de Baixo e Advagar, no vale da Ribeira de Cabanas, fica um dos ícones dos Caminhos de Fátima e de Santiago em Portugal: o Cantinho dos Peregrinos. Mas ... o passado dia 19 foi um dia triste para todos os peregrinos que por ali já passaram alguma vez: o Sr. Francisco Torre partiu para outros Caminhos mais eternos e etéreos. Foi a primeira vez que ali passei depois dessa "viagem".

No Cantinho dos Peregrinos ... agora sem a sua alma e coração, o Sr. Francisco Torre
Como se lê na sua página facebook, "Pelo Cantinho dos Peregrinos do Sr. Francisco passaram centenas e centenas de milhares de Peregrinos de TODOS os 5 CONTINENTES e, todos sem excepção, ficaram agraciados e ganharam um amigo para a vida e estes, com toda a certeza, também não esqueceram o Sr. Francisco Torre". Obrigado, Sr. Francisco, não o esqueceremos!

E ao longe ... já nos surge a Serra de Aire. Estamos quase lá...
Advagar ... fim de etapa ... uma das poucas e pequenas
paragens da minha "aventura" non stop de há 5 anos
O nosso "peregrino do volante" esperava-nos em Advagar. Tínhamos 16 km nos pés desde Santarém, pelo que, no estudo das etapas pequenas ... surgiu uma "Casa da Avó Ana" como possível alojamento na aldeia de Azenha, próximo de Arneiro das Milhariças ... onde estamos. E que excelentes instalações, a preço quase peregrino ... que até permitiu um jantar especial; foi para isso que o nosso "motorista" foi às compras... 😂 Amanhã ... leva-nos de regresso a Advagar, para recomeçarmos.

Na "Casa da Avó Ana": vida dura, a de um peregrino!... 😆
O Caminho segue dentro de momentos ... ou seja amanhã. Faltam-nos três etapas ... para uns longos 42 km 😁. Leiam no próximo post.

1 comentário:

Isaura Tavares disse...

Maravilha... traz-me boas memórias 👏😊