segunda-feira, 30 de maio de 2022

De Sacavém a Fátima ... ao ritmo de uma amizade de meio século (1)

Azambuja, 2ª feira 30 de Maio de 2022, 7h05
Em Outubro de 2017, testando os meus limites, deu-me para sair de casa às seis da tarde ... para estar em Fátima antes de dobrada uma segunda noite. E assim ... pulverizei o meu record pessoal de distância percorrida a pé non stop ... com 130 km percorridos em 27 horas! Agora, passados quase 5 anos sobre aquela "loucura sã" ... eis-me a percorrer de novo o Caminho de Fátima ... mas com uma previsão de 9 dias para o completarmos desde Sacavém 😁🙂 . E porquê? Em 2017, com o apoio e companhia pontual do "Mano" Zé Manel Messias, estava sozinho ... o teste aos limites foi ao meu ritmo; agora, em 2022, esta "aventura" foi e é uma "aventura" ao ritmo da minha boa estrela e companheira de Vida ... e ao ritmo da nossa muito querida "Mana velha" Maria dos Anjos, que há muito queria percorrer o Caminho de Fátima, mas não se sentia capaz de o fazer integrada em grupos organizados.
Sacavém, 27.Maio.2022, 07h05 - Estava a começar um Caminho
de Fátima
Este Caminho está portanto a ser percorrido ... ao ritmo de uma amizade de meio século! A Maria dos Anjos conhecemo-la há tanto tempo como nos conhecemos os dois; com ela e com o Mousinho (não, não é o "de Albuquerque" 😜) ... temos "crescido" juntos, temos visto crescer os filhos e os netos ... temos percorrido juntos o maior e o mais aventuroso dos Caminhos: o da Vida!
Entre Alpriate e a Póvoa de Santa Iria, 27.Maio, 10h05
Praia dos Pescadores da Póvoa de
Santa Iria, final da primeira etapa
Por questões de saúde, a Maria dos Anjos tinha-me pedido para desenhar as etapas deste Caminho de Fátima o mais curtas possível. Além disso, o Mousinho dispunha-se a fazer de "carro de apoio" ... o que permitia não só transportar apenas o absolutamente essencial, como também, enquanto estávamos próximos de casa ... regressar à "base" e voltar no dia seguinte ao final da etapa anterior. E assim foi nas duas primeiras etapas, entre Sacavém e Vila Franca de Xira.
No Trilho da VerdelhaPóvoa de Santa Iria, 28.Maio, 07h15
No Trilha da Verdelha e no Trilho da Estação (de Alverca) - Há peregrinos no Caminho!
Alhandra, 10h25
Grafiti alusivo ao Caminho de Santiago. Será que um dia o faremos com esta equipa?...
E assim chegávamos a Vila Franca de Xira, final da 2ª etapa ... com 28 km percorridos 😁🙂
Ontem ... foi a primeira das sete etapas em que não voltámos a casa. E, para primeiro alojamento de quem se estreia nos Caminhos Peregrinos, estamos no Albergue de Peregrinos de Azambuja, pertencente à Associação Via Lusitana ... já com histórias para contar 😜. Saímos de Vila Franca às sete horas, acompanhando quase sempre a linha de comboio ... como já tantas vezes percorri.

Através das searas que marginam a linha do Norte e cruzando a Vala do Carregado, 29.Maio.2022
Três peregrinos no Caminho ...
acompanhados por íbis pretas
As duas peregrinas estão-se a portar galhardamente, pelo que, apesar dos 18 km da etapa Vila Franca - Azambuja ... pouco depois do meio dia estávamos na vila ribatejana ... que estava em festa ... com largadas de touros na rua principal ... onde aliás se situa o Albergue😃. E para almoçarmos? Bem, um simpático azambujense foi-nos indicar um restaurante onde 4 peregrinos (ou 3 + 1) poderiam almoçar fora da balbúrdia da festa... E assim ficámos a saber que, pelo menos naquele restaurante ... uma dose de carapaus só tem um carapau 😦. Histórias e estórias do Caminho...
Azambuja, 12h15 ... vinham aí os touros...
Albergue de Peregrinos de Azambuja: a
1ª experiência do género para os Mousinhos
O Albergue estava cheio; 16 peregrinos, de várias nacionalidades, de americanos a italianos e alemães. E a noite? Passou-se ... com alguns momentos de "concerto", como é normal nestes "assados". E agora ... estamos de saída para a quarta etapa, curtinha, até à Valada. O dia está cinzento ... mas Santiago e Nª Srª de Fátima estarão connosco. E assim se vai fazendo Caminho ... dia a dia ... passo a passo ... com a peregrina companheira de uma Vida ... e com estes "manos velhos", também eles companheiros de uma Vida...💖🚶🏼‍♀️🚶🏼‍♀️🚶‍♂️ Ultreïa!

Sem comentários: