terça-feira, 10 de maio de 2022

"Expedição" a Valverde ... num dia quente de Primavera

Palmilhando as velhas "bredas" do contrabando, Vale de EspinhoValverde del Fresno, de um e outro lado da raia, estão ligadas ao longo de gerações. Nesta estadia primaveril nas minhas terras de adopção, a serra chamou-me para uma "expedição" às terras de nuestros hermanos estremeños ... e por isso saí do meu retiro pouco depois das seis da manhã, com o dia a nascer.

Com o dia a nascer, cruzo o Côa na Fontanheira, rumo à serra - 10.Maio.2022, 6h50
Como nunca gosto de fazer o mesmo percurso à ida e à vinda, o objectivo foi rumar à Serra das Mesas, para descer a Valverde por um acesso que nunca tinha utilizado, os corta fogos da Sierra de los Llanos, cruzando por duas vezes a estrada Navasfrias - Valverde. A Primavera cobria as encostas com o amarelo das maias (que do nosso lado este ano tardam em explodir em cor) e o lilás do rosmaninho, num verdadeiro esplendor que me fazia sentir a sobrevoar o paraíso.

Subida matinal para a zona do Cancho Sozinho, ainda do lado português
Nas ruínas da velha Caseta dos Carabineiros, já em terras de nuestros hermanos, 8h50
Dir-se-ia que vou mergulhar a corta mato, a sul da caseta de
carabineiros ... e vigiado nos ares...
Descida vertiginosa para Valverde del Fresno, nas encostas floridas da Sierra de los Llanos
Com 15 km percorridos em pouco mais de 4 horas, antes das 10h30 estava a entrar em Valverdi du Fresnu. Estava a 480 metros de altitude ... quase 650 metros abaixo dos 1125m da caseta de carabineiros; pois, eu bem sabia que tinha de voltar a subir, embora menos ... e à hora de maior calor...

Valverde del Fresno, 10h30 - Na velha Igreja de Nª Srª da Assunção
Hidratação e energias para a subida que me esperava,
no Bar " U Forti ", fazendo jus ao dialecto Valverdeiru
Às 11 horas deixo Valverde, cruzando a Rivera de Sabugal
E ao deixar Valverde ... tinha pela frente a grande barreira do Piçarrão, ou El Pizarrón, com um desnível um pouco menor do que a descida da Sierra de los Llanos, mas assim mesmo com cerca de 500 metros para trepar ... e com o calor a começar a apertar. Restava-me a esperança de que houvesse alguma brisa mais fresca à medida que subisse...

A penosa, embora fabulosa, subida de Valverde rumo ao Piçarrão. A serra ia ficando aos meus pés.
Já várias vezes subi esta ladeira, ziguezagueando ao longo dos Rascaderos e da cumeada do Muro Julián ... mas creio que nunca me custou tanto como hoje. O ar abafava ... cada sombra era aproveitada para uma pequena paragem, um pequeno descanso. Os troços mais inclinados e expostos ao Sol pareciam a subida ao calvário, valendo-me saber que, apesar de tudo, tinha tempo de sobra para o regresso ao meu retiro. As ruínas de mais uma velha caseta de carabineiros, esta à providencial sombra dos pinheiros e já a 800 metros de altitude, foram o "paraíso" onde mais tempo descansei ... e onde consumi o que ainda tinha na pequena mochila 😄

Reforço alimentar e pausa para retemperar, nas
ruínas da velha caseta de carabineiros do Piçarrão
Sobre a Barroca de la Toriña, com a serra da Marvana ao fundo
Eram 14h35 quando cheguei à lomba do Piçarrão e à raia, a 970 metros de altitude. Tinha levado três horas e meia para percorrer 9 km!!! Não estava farto, nada disso ... mas estava cansado 😰; o calor transforma uma caminhada relativamente simples, embora com desníveis acentuados ... numa dura "expedição" 😅. Mas uma vez regressado a terras lusas, os 7 km que tinha pela frente eram maioritariamente a descer, pelo Ribeiro Salgueiro e Nabo da Cresta. Percorri-os em menos de hora e meia ... e às quatro da tarde estava a regressar ao meu "retiro" de Vale de Espinho.
Lomba do Piçarrão, 14h40. Para a direita é Espanha, para a esquerda é Portugal
E já vejo de novo as terras dos Fóios. Faltava pouco.
Ribeiro Salgueiro ... um oásis
de pastagens e de pecuária
Vale de Espinho à vista (15h35) ... e já só me falta cruzar o Côa (15h45)
Clique para ver no Wikiloc
Vale de Espinho, 10.Maio.2022, 20h30 ... e o Sol põe-se com as cores que indiciam que amanhã será outro dia de calor...
(Clique para ver o álbum completo de fotos)

Sem comentários: