domingo, 22 de maio de 2022

Entre fortes, cal, mel e café ... com Badajoz à vista...

A actividade de Maio dos Caminheiros Gaspar Correia decorreu neste penúltimo fim de semana do mês, nas terras raianas de Campo Maior e de Elvas. Pouco depois das dez da manhã estávamos em Ouguela, num fim de semana que se previa de calor intenso, o que felizmente não se veio a concretizar. Ouguela era uma das praças-fortes que defendiam o Alto Alentejo das invasões castelhanas, praticamente em frente à também praça-forte de Alburquerque, do outro lado da raia.
Castelo de Ouguela, Campo Maior, 21.Maio.2022, 10h10
O percurso pedestre escolhido para sábado foi o PR3 - Percurso raiano entre cal e mel. Começámos por subir ao Castelo daquela vila fronteiriça, descendo depois para a Ribeira de Abrilongo, cujas margens alimentam uma bela mata ripícola, que acompanhámos ao longo de cerca de um quilómetro.
Ouguela ... e nesta actividade, para além da minha estrelita
arraiana, tivemos de novo a nossa neta caminheira 😊
Descida para as belas margens da Ribeira de Abrilongo e sua mata ripícola
O almoço campestre foi à sombra dos eucaliptos do Monte do Canário, encostado à raia, que acompanharíamos entre os marcos de fronteira 723 e 722; ainda há bem pouco tinha estado no 666 da "minha" raia. Entretanto o solo adquiria tons avermelhados, indiciando uma geologia que permitiu a construção de fornos de cal; junto com as flores silvestres e a indústria do mel explicam o nome do PR.

Sulcando as ondas de uma seara em movimento, até à linha de fronteira
Na raia (marco 723)
e nas ruínas das antigas caleiras, ou fornos de cal
Entre o trigo e o olival...
Afastando-nos de novo da fronteira, voltámos a cruzar
a Ribeira de Abrilongo ... mas desta vez com uma pequena "aventura" a vau 😊.
Terras de montado a perder de vista
Pouco depois das quatro horas estávamos no Monte dos Adães, onde se situa um Centro de Interpretação da Natureza, Mel e Biodiversidade e onde terminámos a caminhada.
Monte dos Adães, 16h10 - Fim de caminhada

Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc

Sendo uma actividade de fim de semana, a pernoita foi na cidade muralhada e fortificada de Elvas, no lendário Hotel São João de Deus, que já foi Convento e Hospital Militar. Mas Elvas ... é terra de ameixas; ainda ontem, visitámos a Fábrica e Museu da Ameixa, bem no centro histórico desta bela cidade, cuja história e estórias se nos patenteou numa caminhada urbana hoje de manhã. Com Badajoz à vista, Elvas é sem dúvida uma cidade monumental.

Elvas, 22 de Maio.2022 - Algumas imagens de uma cidade surpreendentemente monumental
Mas se Elvas e Campo Maior têm uma história de séculos ... têm também toda uma história ligada à indústria do café, por via de "Um homem, uma obra", a de Rui Nabeiro. E por isso, não poderíamos deixar de visitar o interessantíssimo Centro de Ciência do Café; quase duas horas que não foram desperdiçadas. Depois do almoço ... haveria ainda mais uma curta "caminhada" no monumental Forte de Nossa Senhora da Graça, classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

Forte de Nossa Senhora da Graça, 22.Maio,2022, 17h00 - Dominando a cidade fortificada de Elvas... com Badajoz à vista
(Clique para ver o álbum completo de fotos)

Sem comentários: