terça-feira, 30 de julho de 2024

Into the light ... em mobilidade eléctrica... 😊

Há 5 anos, para além das outras "aventuras" de maior monta, comecei a registar nestas memórias algumas pequenas caminhadas nos e à volta dos bairros dormitórios da zona onde resido.
11.05.2020 - A Berg era um "instrumento" para novas "aventuras"
Chamei-lhes, quase premonitoriamente, "into the light" ... expressão que se viria a justificar plenamente durante a longa noite da pandemia de covid-19. Precisamente durante a pandemia ... acrescentei duas rodas às botas e recuei 30 anos no tempo: uma bike Berg, comprada em segunda mão em maio de 2020, permitia alargar o âmbito das "aventuras" que a pandemia obrigava a serem a solo e a serem circunscritas. A maior e mais saborosa dessas "aventuras" foi a volta ao estuário do Tejo, dois meses depois da compra. Mas eu sempre gostei mais das botas ... e sempre me cansei menos a caminhar do que a pedalar... 😂
Entretanto o tempo não pára ... e encarrega-se de nos moldar, de nos adaptar, ou preparar, para os novos Tempos, para a evolução tecnológica que também sempre me seduziu. E se, principalmente nas subidas ... o pedalar puder ser ajudado por forças "ocultas"? O bichinho da mobilidade eléctrica, que até agora nunca me seduziu para as quatro rodas ... seduziu-me para as duas rodas ... para as e-Bikes.
21,jul.2024, 22h55
Talvez tenha sido o luar de prata da Lua cheia sobre
o Tejo que me disse ... "vai buscar uma e-Bike" ...

... e eu fui, dois dias depois 🚴
23.jul.2024, 17h10 - Igreja de Santiago de Camarate
25.jul.2024, 16h50 - Foz do Trancão ... em Dia de Santiago !
Nada programei para que a primeira experiência com estas novas botas (ai ... rodas, desculpem) tivesse sido no Dia de Santiago ... bem como nada programei para que a primeira foto "ao volante" fosse ... junto a uma Igreja de Santiago. Mas o destino escreveu que, no dia em que a fui buscar, dois dias antes do Dia de Santiago, tivesse de passar com ela por Camarate, cuja Igreja Matriz é dedicada ... a Santiago Maior! Decididamente, a minha Wayscral Anyway E200 tem a bênção de Santiago! 🙏
25.jul.2024, 17h05 - Nos passadiços do Percurso Ribeirinho de Loures ... nos primeiros "estudos"
Desde o próprio dia em que a fui buscar que o novo "brinquedo" me satisfez. É preciso pedalar, claro ... "não é uma moto", dizia-me o vendedor; mas o esforço de pedalar fica grandemente esbatido pela assistência eléctrica, em 6 níveis de ajuda para cada um dos 3 níveis de potência eléctrica (eco, normal e power). É claro que quanto mais pedirmos assistência ... menor é a autonomia; mas já aprendi que, em percursos planos ou a descer, em que não é necessária a assistência ... se desligar a parte eléctrica a duração da bateria é bem maior. Na "estreia", no percurso ribeirinho de Loures, fiz 22 km com a bateria sempre ligada (ainda não tinha "estudado" o truque), não a carreguei ... e hoje pedalei mais 30 km (desligando-a quando não necessária) e cheguei a casa com cerca de 1/4 da bateria disponível.
30.jul.2024, 08h10 - Quinta do Monteiro Mor, na várzea do Trancão ... Caminho de Fátima e Santiago
E a "aventura" de hoje ... já foi bem mais radical e, principalmente, bem mais desnivelada. Desci ao Caminho dos Peregrinos, na várzea do Trancão, rumei à Granja, passei o Quintanilho, mergulhei no verde que ainda resta da Mata do Paraíso, passei por Santa Eulália (tenho cá uma em casa... 😅) ... e subi ao Serves, a nossa "montanha" de 351 metros de altitude, sobranceira a Bucelas e a Vila de Rei.

Na Mata do Paraíso (09h15) e no Moinho da Serra do Serves, com vista para Bucelas e Vila de Rei (09h45)
No cume do Serves (351m alt.), 10h00
Clique para ver no Wikiloc

As rodas não irão nunca substituir as botas, mas gostei destes primeiros into the light na mobilidade eléctrica. A e-Bike abençoada por Santiago está, sem dúvida, aprovada. E já há ideias para futuras "aventuras"... 😃

1 comentário:

Margarete disse...

Acho que fizeste muito bem, também me agrada essa ideia. Diverte-te. Bjs