domingo, 19 de janeiro de 2014

Pela Serra do Funchal e Vale das Andorinhas

Próximo da Malveira e da Venda do Pinheiro, a Serra do Funchal e os montes que rodeiam o lugar de Vale das Andorinhas resultaram na sua maioria de antigos vulcões do complexo vulcânico de Lisboa. Proporcionam paisagens únicas sobre a região saloia, com vistas para a Serra de Sintra, Cabeço de Montachique, forte do Alqueidão, zona urbana da Malveira e Venda do Pinheiro.
Avessada, 19.Jan.2014, 9:15h
Para este domingo, os "Novos Trilhos" tinham agendada uma caminhada que, pela irregularidade destas elevações, se tornaria naturalmente exigente do ponto de vista de desníveis acumulados, constituindo um belo desafio ... para uma verdadeira montanha russa pedestre...J!
Antes das nove da manhã, cerca de quarenta "aventureiros" estavam assim na aldeia de Avessada, prontos para iniciarem uma jornada de cerca de 20 km de sobe e desce ... que terminaria com o almoço festivo dos dois anos do grupo...J!
Ao longo dos montes e vales da região saloia
À conquista do geodésico da Atalaia (431m alt.)
Ao fundo, à esquerda, a Serra de Sintra
Remando num mar de verde...
Com alguns aguaceiros à mistura, a jornada proporcionou uma muito agradável abordagem destes montes e vales saloios, para além, como sempre, do convívio e das brincadeiras que fazem de cada caminhada uma excelente terapia contra o stress...J!

A linha do Oeste corre no vale. Até quando vamos ver comboios nesta linha?...
E lá ao fundo está o mar...
Avessada à vista, com quase 20 km percorridos
Ao longo do percurso houve duas pequenas paragens para reforço alimentar ... e pouco depois das três da tarde estávamos de regresso à Avessada ... onde a caminhada prosseguiu à volta da mesa...J! Os "Novos Trilhos" comemoravam a entrada no seu 3º ano de actividades. Pela parte do autor destas linhas, esta foi apenas a sétima caminhada "novostrilheira", desde a "estreia" na "maratona" Óbidos- Torres Vedras, há quase um ano. Muito longe estava, portanto ... de vir a receber um "Diploma", certificando os 282 km feitos, em 2013, com este magnífico grupo. Parabéns, "Novos Trilhos"!


Ver álbum completo

Sem comentários: