sábado, 16 de março de 2024

Das cascatas do Rio de Mouros às Buracas de Casmilo (Serra de Sicó)

De há uns anos para cá, as Buracas de Casmilo, no concelho de Condeixa-a-Nova, são relativamente "célebres" no mundo do pedestrianismo. Conheci aquelas formações cársicas com os "meus" Caminheiros Gaspar Correia há uns já largos 14 anos (dezembro de 2009), voltei lá em 2017 e passei lá perto um ano depois,
Perto de Conímbriga, 16.03.2024, 10h00
em pleno Caminho de Santiago ... e voltei lá hoje, quase 7 anos depois, de novo com os Caminheiros Gaspar Correia. Mas hoje ... tínhamos como aperitivo o excelente cartão de visita que é o percurso ribeirinho do Rio dos Mouros, afluente do Mondego. Nunca o tinha visto com tanta água, transformando assim aquele troço num espectáculo de som e de cores, ao longo de sucessivas cascatas.
Ao longo das espectaculares cascatas do Rio dos Mouros
Ainda nas margens do Rio dos Mouros, às 11h25 estávamos na aldeia de Poço ... a percorrer o Caminho de Santiago (Caminho Português Central) em sentido contrário, de norte para sul. Vindo de terras de Ansião, por ali passei em 2018, no meu Caminho de Ourém para Santiago.
Poço, 11h25 ... em Caminho de Santiago em sentido inverso
Ponte filipina
da Fonte Coberta
A caminho da Serra de Janeanes ... com a neta caminheira à frente de um "pelotão" 😉
Subida à Serra de Janeanes, por um belo trilho entre muros
Antes das duas e meia estávamos na aldeia de Serra de Janeanes. Faltava chegar ao objectivo, o canhão fluviocársico cujas vertentes se abrem em concavidades de desenvolvimento horizontal: as Buracas de Casmilo. As paisagens serranas deste sector da Serra de Sicó mais uma vez me trouxeram à memória o acampamento na zona de Almoster, Alvaiázere ... nos "anos loucos" da minha inciação às actividades de campo, de ar livre ... há 53 anos😦!

A caminho do vale das Buracas desde Janeanes ... recordando memórias de há mais de meio século...
E chegamos às Buracas de Casmilo ... We can fly there...😊 (Foto de Natércia Dias)
Nas Buracas de Casmilo, contudo ... a actividade não estava terminada! É que a família caminheira Gaspar Correia completa este mês ... 39 anos de actividades pedestres. O grupo é uma das mais antigas associações pedestrianistas portuguesas ... e orgulha-se de contar, ainda no activo, com alguns elementos fundadores. Pessoalmente ... estou no grupo há já 22 anos. Assim, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Casmilo esperava-nos um lauto lanche / jantar comemorativo, como sempre bem animado. Parabéns ao grande GCGC ... parabéns a nós todos!
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc





Clique no bolo para ver o álbum completo de fotos 😊
39º aniversário do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia,
comemorado na Associação Cultural e Recreativa de Casmilo

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiel retrato, ao vivo e a cores, da atividade do nosso grupo em dia de celebração do 39 aniversário!

José vaz disse...

O comentário anterior é meu. Não foi identificado por desconhecimento da opção de identificação 😃