domingo, 1 de novembro de 2020

Nov. 1970 / Nov. 2020 - Meio século de "aventuras"

1 de Novembro de 1970...! Há exactamente 50 ANOS ... um rapaz urbano e pacato, então com 17 anos, começou a descobrir a sua vocação: o contacto com a Natureza, com os grandes espaços naturais, com o mundo rural ... o desbravar das fragas espalhadas pelos paraísos perdidos pelos quais a vida o levaria a apaixonar-se.
Naquele longínquo dia 1 de Novembro de 1970 - faz hoje meio século - o meu velho professor de Ciências levou-me às Grutas de Bolhos, no planalto das Cezaredas, não muito longe da Lourinhã ... e aquele dia marcou o início das minhas “aventuras” de ar livre.
São de Novembro de 1970 todas as fotos do mosaico que encabeça este post, incluindo o meu velho garruço de lã que ainda hoje guardo religiosamente.

A vida ao ar livre, os acampamentos, a espeleologia, o mergulho amador, o são convívio, as longas caminhadas, passaram a ser o modo de estar na vida do tal rapaz pacato … que mais tarde viria a ser também ele professor das Ciências da Vida … levando centenas de alunos a aprenderem a amar e a respeitar a Natureza, percorrendo com eles os vales e as fragas de quase toda a Península Ibérica e das ilhas atlânticas.
Já avô e reformado ... o apelo da Natureza continuou sempre a guiá-lo. A montanha, o verde, a água, os sons do silêncio, a magia dos bosques, os blocos de granito imponentes, as folhas das árvores ou dos fetos … são os seus companheiros nos "paraísos perdidos" por onde deambula, a sós ou acompanhado. Nos últimos 6 anos, o destino acenou-lhe também com o chamamento dos Caminhos de Santiago ... o Caminho das Estrelas.

Este ano, 2020 ... era pois um ano especial ... o ano de comemorar meio século de “aventuras” ... comemoração que contava já com mais de uma centena de convivas, oriundos das diversas “famílias” que cruzaram a minha Vida.
Um estranho vírus infiltrou-se contudo nas nossas vidas ... e virou o Mundo do avesso!
A comemoração do cinquentenário, por agora ... tem de ser muito limitada ... mas o Mundo renascerá, na esperança de um Amanhã...

Para o ano ... "Amanhã" ... comemoraremos os 51 anos destes “instantâneos de uma vida ao ar livre”... Obrigado a todos os que me têm acompanhado ... pelas "fragas e pragas" desta Aventura maior que é a Vida ... com especial destaque para a minha estrela e jóia arraiana, que, vinda dos bancos da velhinha Faculdade de Ciências ... me acompanha há 47 anos ... e me deu os filhos e os netos do meu "ninho". Bem hajam!

Se alguém (ainda) não a conhece ... a minha “Vida de Aventuras” está descrita no meu blog:

4 comentários:

Maria Eulália Callixto disse...

Esta estória de vida faz parte também de mim. Não teria conhecido tanto a natureza e muitas outras coisas se não fosses tu. Continua a caminhar até os sonhos se tornarem realidade.

José Carlos Callixto disse...

Sim, continuo a Sonhar ... porque é no canto de cada Sonho que nasce a vontade ... e a vontade, aliada ao Amor e às paixões ... transformam (alguns) Sonhos em realidade ... na Aventura da Vida.

Rui Cortes disse...

Zé Callixto, um abraço muito especial neste magnífico aniversário de meio século de aventuras ao ar livre.
Rui

José Carlos Callixto disse...

Obrigado, Rui Cortes ... com pena de não podermos estar na comemoração mesmo. Um dia...