quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Bolhos ... 50 anos depois...

Das grutas de Bolhos a Santa Cruz: 26 km a comemorar meio século de "aventuras"

 
Minhas botas, velhas, cardadas,
palmilhando léguas sem fim...
Quanto mais velhinhas e estragadas,
tanto mais vigor sinto em mim.

Não fui com as minhas velhas botas ... nem com o meu velho garruço das EBECs* ... mas 50 anos depois voltei a Bolhos ... onde a 1 de Novembro de 1970 comecei a minha vida de "aventuras" de ar livre.
A caminhada ... foram 26 km de Bolhos a Santa Cruz ... a praia da minha infância e adolescência. Não foi a comemoração idealizada para o "cinquentenário de aventuras" ... não estiveram 115 pessoas no final ... mas foi a caminhada possível ... com 3 AMIGOS ... e 4 convivas no brinde final 🥂
Há 50 anos ... em todas as actividades cantávamos a velha marcha com que iniciei este post, à medida que avançávamos
Bolhos (Atouguia da Baleia), 11.Nov.2020, 8h40
serras acima, ou que descíamos as velhas escadas de cabo de aço da Espeleologia...

 Pelo vale ou montanha,
 passo lesto com afoiteza,
 Deus nos guia, Deus nos acompanha,
 descobrindo a Natureza.


* EBECs: Escola de Brigadas Especiais de       Campo, da extinta Mocidade Portuguesa
Na senda da Gruta dos Bolhos. Ao fundo, a albufeira de S. Domingos e Peniche
Nunca mais tinha voltado a Bolhos. Em 50 anos ... claro que muita coisa deveria ter mudado, mas ao pensar nesta caminhada cinquentenária procurei possíveis dados, que encontrei por exemplo no sítio do NABUCNúcleo de Amigos dos Buracos das Cezaredas. Algumas fotos encontradas, relativamente recentes, eram inclusivamente muito idênticas às minhas com meio século...
Acima: Algar dos Bolhos (Foto: NABUC)

À direita: Algar dos Bolhos, 1.Nov.1970...
a minha primeira "aventura" na Natureza
Contudo ... procurar a "minha" velha gruta de Bolhos não foi tarefa fácil. Apesar de cartografada ... no local cartografado só encontrámos mato. Pequenos afloramentos rochosos faziam-nos desconfiar que seria ali ... mas logo verificávamos que não. Quando já quase tínhamos desistido ... ali estava ela ... a "minha" velha vertente, onde alguns há meio século fizeram escalada e rappel.

Na senda da Gruta de Bolhos ... o que não estava a ser tarefa fácil...
Mas de repente ... lá estava ela ... a "minha" gruta ... onde
tudo começou num Dia de Todos-os-Santos de há meio século!

A entrada do algar, naquele local, estava tapada; 50 anos apagaram-me da memória se terei entrado ali ou mais acima, mas a gruta era aquela. De regresso a casa, vi depois que em 2016 morreu ali um jovem espeleólogo; talvez por isso tenham tapado a entrada do algar ... algar que tínhamos de deixar para trás. Santa Cruz estava ainda a 23 km ... e pelo caminho havia dinossauros... 😜

De Bolhos rumámos à Lourinhã, passando pelas traseiras do Dino Parque. Quando eu era jovem ... ainda havia dinossauros... 
Até à Lourinhã seguimos maioritariamente trilhos rurais ... por vezes enlameados; no passado sábado ... seguramente teríamos "nadado" em lama. Mas hoje, tal como na velha marcha ...
Sol e céu, a brisa das alturas...

Percorrendo sendas futuras,
descobrindo novos carreiros,
Sol e céu, a brisa das alturas,
são os nossos bons companheiros.
Porto Novo, 11.Nov.2020, 14h40
Estávamos na foz do Alcabrichel, em Porto Novo. De aqui até ao fim seria o belo troço litoral que, com a Madalena, já tinha percorrido em Maio passado, vindos da Consolação, e, com o Zé Manel, em Abril de 2015, a caminho de Fátima. Neste "Laço Outonal ", como viria a dizer a Madalena ... estávamos a "viver estes momentos grandes com suor e sabor a sol e a sal "...

Ao longo das arribas das Praias de Santa Rita, Seixo e Mexilhoeira ... arribas que me conhecem desde menino...
E o objectivo era Santa Cruz ... mais concretamente uma certa casa sobre a Praia da Vigia...

Antes das quatro estávamos a celebrar ... a Amizade, a Saúde e a Vida! A comemoração de meio século de "aventuras", como disse no início, não foi a idealizada, não teve mais de cem pessoas, mas...


Assim se foi desenhando
Este tão esperado dia, por sinal...
Tão suave ... docemente voando
Imperfeito ... e tão perfeito afinal
😊
Três amigos caminheiros
Levando nos seus passos o teu mundo inteiro...🥰
(Madalena Estácio Marques)
Catering: "O Doce Farnel"
À Amizade, à Saúde e à Vida!
(Clique aqui para ver no Wikiloc)
Obrigado! 🙏

3 comentários:

Rui Cortes disse...

Para o ano, sem COVID, tens de repetir. Eu inscrevo-me já.
PS. E a passagem pelo Passos Manuel, pela Faculdade de Ciências, etc??

José Carlos Callixto disse...

Rui Cortes, a passagem pelo Passos Manuel, Faculdade de Ciências, etc. ... só faria sentido com pessoal lá, o que originaria concentrações desaconselháveis em tempos de pandemia, como eu vos disse antecipadamente. Esta ... foi a comemoração possível, com um regresso às origens...

Margarete disse...

Zé, contigo não há COVID que te impeça de atingir os teus sonhos. Continua assim.
13de novembro de 2020 às 22:35