quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Na Rota das Quintas de S. Domingos de Carmões (PR7 TVD)

No actual estado de pandemia que infelizmente continuamos a viver, todas as hipóteses de algum exercício físico são bem vindas ... mesmo que vividas só a três.
À saída de Carmões rumo a Braçal, 19.Nov.2020, 10h40
E se na semana passada comemorei a três os meus 50 anos de "aventuras" ... hoje respondemos, eu e a minha arraiana, ao desafio do mano Zé Manel para uma pequena caminhada em terras de S. Domingos de Carmões, freguesia do concelho de Torres Vedras, paredes meias com o de Sobral de Monte Agraço.
Tratou-se do PR7 TVD, com início e término em Carmões, passando por áreas essencialmente rurais, com particular destaque para as vinhas predominantes naquela zona.
Os horizontes abrem-se sobre as terras de Carmões, com a Serra de Montejunto ao fundo

Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, a dominar as terras de Carmões e Dois Portos
Saímos de Carmões em direcção a sul e à aldeia de Braçal, para logo de seguida atacarmos a primeira e mais íngreme subida do percurso, que nos leva à cumeada onde se situa o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, já na freguesia de Dois Portos, de onde se vislumbra uma panorâmica deslumbrante, desde a Serra de Montejunto aos cones do complexo vulcânico de Lisboa, a sul.

Sempre com belos horizontes, quase pelo meio das vinhas ... mas procurando as outras belezas da Natureza
Agora a descer, por caminhos agrícolas, o PR leva-nos a atravessar as povoações de Maceira e Alfeiria, até cruzar
a Ribeira de Maria Afonso e a EM 374, a que se segue uma segunda subida. A minha pequena arraiana, um pouco destreinada de andar, já acusava os desníveis. O calor também não ajudava; 24ºC a um mês do inverno ... não é usual! Pelo que fomos considerando a hipótese, aliás bem sinalizada, como todo o percurso, de encurtar esta rota das quintas dos seus 13 km para cerca de 9,5 km. Ao fundo, a norte, a Serra de Montejunto como que nos chamava, recortando-se no céu azul. E assim ... às três da tarde estávamos de regresso a Carmões. A Igreja estava fechada, como quase todas agora.
De regresso a Carmões, fechando uma
curta caminhada circular de 9,5 km
(Clique aqui para ver no Wikiloc)

Como as caminhadas não se qualificam "aos palmos", esta não foi longa ... mas foi uma bela caminhada, num dia de outono que mais pareceu um dia de verão!
Obrigado Zé Manel 😊

1 comentário:

Raul Fernando Gomes Branco disse...

E sempre um prazer, ver e ler as tuas reportagens, e esta não fugiu à regra! Um abraço