sábado, 14 de setembro de 2024

Do Santo António da Neve à Praia Fluvial do Poço da Corga

Na Serra da Lousã com o GCGC

Já fiz muitas e várias digressões pela Serra da Lousã, com os "meus" Caminheiros Gaspar Correia e não só, como uma memorável subida directa da Lousã ao Trevim, em Fevereiro de 2016 ... no domingo a seguir a um copioso nevão. Agora, dois dias depois de regressados das Canárias, o GCGC tinha agendada a
A caminho da Serra da Lousã, 14.09.2024, 07h25
actividade de setembro naquela bela serra ... e eu lá estava com a "família", incluindo a neta caminheira e, quem sabe ... possível sucessora de "aventuras" 😛
A ideia foi descer do Santo António da Neve ao Coentral, pelos Passadiços da Ribeira das Quelhas, e continuando depois pela encosta poente da Safra, rumo à Praia Fluvial do Poço da Corga, na Ribeira de Pêra.

Ermida de Santo António e Poços da Neve, Serra da Lousã, 14.09.2024, 11h10
A Sofia em acção, como guarda avançada da avó ... e
no dia em que fez 5 anos que se estreou nos Caminheiros
Descida do Santo António da Neve para os Passadiços da Ribeira das Quelhas
Passadiços das Quelhas: a porção superior, a estrear, e a já existente ... a degradar-se...
E são horas de almoço, já próximo da aldeia de Coentral
Contrariamente a tantos outros locais onde os passadiços são apenas uma moda, ao longo da Ribeira das Quelhas justificam-se, já que de outro modo o comum dos mortais não teria possibilidade de admirar aquela bela paisagem serrana. Mas os passadiços ... precisam manutenção, como tudo. É notória a diferença entre a parte alta, acabada de construir, e a previamente existente ... notoriamente degradada, com pontos em que inclusivamente a estrutura abana à passagem!

Recantos de grande beleza, próximo da aldeia de Coentral, 14h45
Ao longo da encosta da Safra, a caminho da Ribeira da Pêna
Praia fluvial do Poço da Corga, Ribeira da Pêna, 17h00
Clique aqui para ver no Wikiloc
Às cinco da tarde estávamos na aprazível praia fluvial do Poço da Corga, com pouco mais de 10 km percorridos. O calor justificava a quantidade de banhistas e veraneantes que por ali procuravam a frescura da floresta e da água ... mas nós ainda tínhamos uma viagem de regresso a Lisboa.

Sem comentários: