sábado, 17 de junho de 2023

Em terras do Risco

Do alto do Jaspe a Sesimbra

Atenção, o leitor não se confunda com o título desta crónica; o título é "Em terras do Risco" ... e não "Em terras de risco"... 😂. As terras do Risco e a Serra do Risco é aquele pedaço onde a Serra da Arrábida "tem o ar de uma onda que avança impetuosa e subitamente estaca e se esculpe no ar; é uma onda de pedra e mato, é o fóssil de uma onda” (Sebastião da Gama)
Alto do Jaspe, 17.06.2023, 09h40 ... rumo às terras do Risco
Dez anos e meio depois, os "meus" Caminheiros Gaspar Correia voltaram às terras do Risco. Partimos do Alto do Jaspe, junto ao início da estrada para o "velho" Portinho da Arrábida. A pedreira do Jaspe é um dos mais importantes exemplos da exploração de um tipo de rocha ornamental exclusivo desta zona, o “Mármore da Arrábida” ou “Brecha de Portugal”, que aqui decorreu durante o século XIX e princípios do século XX. E como me lembrei, na pedreira do Jaspe, das aulas de campo com o Prof. Fernando Catarino ... éramos nós alunos da Faculdade de Ciências de Lisboa ... há meio século!
A brecha da Arrábida, no Alto do Jaspe
E já nas terras do Risco, a caminho das Marmitas de gigante
As marmitas de gigante são depressões mais ou menos arredondadas existentes no leito rochoso de alguns rios e ribeiros, neste caso da ribeira do Risco. Trata-se de um fenómeno de erosão hídrica, causado pelo fluxo da água ao longo de um afloramento calcário que ganhou, assim, formas ímpares.

Marmitas de gigante, nas "terras do Risco", ou da Ribeira do Risco
Ao fundo, na encosta oeste da Arrábida, vê-se o que resta do Convento de El Carmen
Já depois do almoço, na aldeia de Pedreiras, o calor aconselhou alguns a regressarem ao autocarro, que aí os esperava. Outros (mais de metade da quase meia centena de caminheir@s) continuaram rumo ao "alto da Califórnia" (o "Monte dos Vendavais" dos meus tempos de "menino e moço"...) e descendo depois o fabuloso trilho da Califórnia até Sesimbra. O "meu" Forte de Santiago - há meio século sabia lá eu que um dia eu ia seguir as estrelas... - o velho Porto de Abrigo lá ao fundo (ai o velho "Tic Tic", a velha casa abrigo do Mergulho...) ... tudo me fez recuar no Tempo; mas, no tempo ... no tempo parámos nas esplanadas sobre a praia, na qual alguns ainda tiveram tempo de ir ao banho... 😋

Descida do alto da Califórnia para Sesimbra ... como que recuando mais de meio século no Tempo...
Praia de Sesimbra, 17.06.2023, 16h15 ... neste mar que provavelmente conheço melhor debaixo de água...
Às cinco da tarde regressaríamos a Lisboa ... nesta que também foi para mim ... uma caminhada de memórias...! Obrigado, gasparit@s! 💖
Clique na foto para ver o álbum completo
Clique para ver o percurso no Wikiloc

Sem comentários: