sábado, 18 de setembro de 2021

Caminho do Xisto de Pedrógão Pequeno

Depois do meu primeiro Caminho de Santiago a solo e exceptuando curtos passeios no meu retiro arraiano, tenho estado ... parado demais. Mas quis o destino que o reactivar desta "paragem" ... fosse no retomar das actividades da minha mais antiga "família" caminheira, os Caminheiros Gaspar Correia.

Junto da Barragem do Cabril, no Zêzere, 18.Set.2021, 10h25
Um ano e sete meses depois, recomeçaram as actividades do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia
O reencontro pós-covid foi junto ao Zêzere e à Barragem do Cabril. O percurso iniciou-se com uma pequena subida a partir da barragem, em direção ao Monte da Senhora da Confiança. Dois ligeiros desvios levaram-nos à antiga pedreira do Cabril e cerca de 900 metros depois ao miradouro por cima da pedreira. De volta ao percurso, rapidamente chegámos ao Monte da Senhora da Confiança.

Monte e Capela da Senhora da Confiança, erigida sobre os restos de um castro pré-romano sobranceiro ao Zézere
Foto de Grupo, no Monte da Senhora da Confiança. A "família" caminheira Gaspar Correia reunida finalmente, após a longa noite dos sucessivos confinamentos impostos pela covid (Foto: Natércia Dias)
A partir da Senhora da Confiança iniciámos a descida, passando por Pedrógão Pequeno, em direção ao rio por uma antiga estrada romana, única via terrestre existente até 1954 para ligação das margens do rio Zêzere, ladeado de um património florestal rico em sobreiros que habitam nas magníficas escarpas de granito situadas junto da Ribeira de Portoleiros. No final da descida encontra-se a ponte filipina de Pedrógão Pequeno, construída no século XVII, na altura em que Portugal era regido por monarcas espanhóis. Até 1954, esta ponte era a única ligação entre Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande; com a construção da Barragem do Cabril, a ponte deixou de ser utilizada, entrando em ruína.
Pedrógão Pequeno, 12h05 - Ponte sobre a Ribeira de Portoleiros
Descida para o Zêzere e para a ponte Filipina que ligava
Pedrógão Grande a Pedrógão Pequeno
O Zêzere e a antiga ponte Filipina, única ligação até 1954
Continuámos depois pelo Trilho da Levada, até ao parque do Moinho das Freiras, passando por um túnel construído entre 1918 e 1920 pela extinta companhia Nacional de Viação e Eletricidade, bem como a levada que transportava a água do rio desde o Vau, local situado a montante da actual barragem do Cabril, até ao Moinho das Feiras, para aí construir um pequeno aproveitamento hidroeléctrico que nunca chegou a ser terminado.

No Trilho da Levada e respectivo parque de merendas, à saída do túnel. Belo local para o almoço.
E ... o Grupo de Caminheiros passou
a ter mais um elemento... 🤪
No parque de merendas, uma família holandesa ... tinha uma jovem cadelita para oferecer. E não é que a simpática bichinha foi mesmo adoptada por uma caminheira? Não ... não foi a minha neta... 😂
Depois do almoço descemos ao paradisíaco lugar do Moinho das Freiras, à beira Zêzere mesmo.

O Zêzere junto ao Moinho das Freiras
E do Zêzere já só faltava subir para o lugar de Painho e regressar a Pedrógão Pequeno, onde terminaríamos a caminhada. Foi uma bela rentrée caminheira para este "histórico" grupo, no seu 37º ano de actividades. Esperemos que o Universo permita que a longa noite "covídica" tenha mesmo terminado ... ainda contudo com todos "mascarados", quando dentro do autocarro.
De regresso a Pedrógão Pequeno
(Clique para ver o álbum completo de fotos)
(Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc)

1 comentário:

Margarete disse...

Seguir a caminhada com o teu registo é enriquecer a recordação que nos ficou da actividade . Obrigada