segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Das Médulas de Carucedo às nascentes do Rio Sabor

Numa semana de despoluição e com a mesma equipa de seis, depois do paraíso de Somiedo tínhamos em agenda ... Montesinho. Mas o dia de ligação permitiria recordar, para uns, ou conhecer, para outros, outros espaços naturais nos limites entre Leão, Galiza ... e Trás-os-Montes. A escolha recaiu sobre as Médulas de Carucedo, antiga exploração romana de ouro a céu aberto, que originou uma paisagem insólita, de formações avermelhadas no meio de bosques de castanheiros e carvalhos. Curiosamente, quando há 23 anos conheci Somiedo ... também regressámos a Portugal pelas Médulas.
25.Set.2020, 11h30: as fantasmagóricas formações rochosas das Médulas de Carucedo,
resultantes do trabalho de milhares de escravos romanos, em explorações auríferas a céu aberto
Mas Carucedo e Las Médulas ... é Caminho de Santiago! Caminho de Inverno! E, quase sem dar por isso ... o Caminho veio ter comigo ... ou o Universo levou-me ao Caminho. Um dia ... qualquer dia.
No Caminho de Inverno ... um dia estarei aqui ... qualquer dia...
Miradouro de Chao de Maseiros, junto
ao Lago Somido, próximo das Médulas
Lago de Carucedo e os montes ... em que nos despediríamos de terras astur-leonesas
Pouco depois das quatro da tarde estávamos em Bragança, pela fronteira de Hermisende/Parâmio. E, coisas do destino ... em Bragança estava de novo no Caminho ... a variante portuguesa da Via da Prata.

Bragança: Castelo e Domus Municipalis ... no Caminho de Santiago


Na Senda do Sabor
Sábado 26.Set: Cova da Lua - França (circular)
Reservámos dois dias para o Parque Natural de Montesinho. Depois de uma longa ausência, ainda em 2019 lá andámos; em pouco mais de um ano ... voltei por três vezes à velha casa da Lama Grande, 25 anos depois da última vez que lá me alojei com grupos de alunos e com colegas do ensino.
Cova da Lua, 26.Set.2020, 9h45 - Íamos iniciar a primeira de duas caminhadas na senda do Sabor
Deixámos um carro na aldeia de França e outro na aldeia de Cova da Lua. Assim, poderíamos fazer uma caminhada linear (Cova da Lua - França) ou circular. E assim, começámos por subir em direcção nordeste, até próximo do geodésico da Carba (1013m alt.), por entre soutos de castanheiros já bem carregados de ouriços. A subida é suave, a minha "velha" estrela fê-la sem problemas, ela que já se cansa ... mais do que quando ambos tínhamos 25 anos... 😊

Subida aos montes da Carba, através de soutos de castanheiros e com panorâmicas para o vale da Ribeira de Ornal
A descida para o vale do Sabor foi fácil e rápida. Ao meio dia estávamos junto à antiga casa florestal ... em ruínas. O porquê de todo este património construído, quando a Conservação da Natureza não era letra morta, ter sido abandonado e por todo o país se encontrar em ruínas ... permanece um mistério.


Descida para o vale do rio Sabor ...


Menina estás à janela...  ⏬     
Na antiga Casa Florestal do rio Sabor ... em ruínas
Memórias perdidas no tempo ...

Moinho do Souteio, no Sabor
Vale do Sabor ... rumo a França
Não ... não íamos para terras de França ... íamos a caminho da aldeia de França, a aldeia onde muitos "passadores" largavam os emigrantes que queriam deixar o país "a salto" ... e lhes diziam que já estavam em França. Mas, antes de França, detivémo-nos no antigo posto aquícola do Prado Novo ... ou no que resta dele, já que igualmente se encontra abandonado e em ruínas. Ali almoçámos, num local bem aprazível e que poderia e deveria estar adaptado a parque de merendas e de lazer.

Ruínas do antigo posto aquícola do Prado Novo, à beira do Sabor ... ou como num recanto aprazível se pode desperdiçara Natureza e o património edificado...
No Prado Novo separámo-nos: a Lala, Zé Manel e Dina terminariam a jornada em França, enquanto que a Lucy, o João e este carola aceleraram o passo ... para em França inflectir rumo aos montes da Fonte Jungueira e de Mata Galão, regressando à Cova da Lua em caminhada circular.

O Sabor em França. Três caminheiros passariam aqui um pouco mais tarde, terminando a jornada.
Panorâmica dos montes da Fonte Jungueira para sul, com Bragança e a serra da Nogueira à direita
Pelo meio dos montes a sul do Sabor, rumo ao alto de Mata Galão
Os castanheiros já
estão carregados ...
... mas também servem para
brincar às fadas e duendes...
Soutelo: Igreja e fonte de mergulho.
Estávamos prestes a acabar a caminhada
Clique no mapa para ampliar e neste link para ver no Wikiloc

Com 24 km nos pés, pouco depois das cinco da tarde estávamos de regresso à Cova da Lua, passando pouco antes na pequena aldeia de Soutelo. Estava completada a primeira abordagem ao Sabor. No dia seguinte ... iríamos vê-lo nascer; mas no dia seguinte a equipa de Somiedo e Montesinho estava reduzida a quatro; deveres profissionais a quanto obrigam...

Domingo 27.Set: Na Senda das Nascentes do Sabor

Desde que no ano passado voltei à Lama Grande, fiquei sempre com vontade de ir à procura da nascente do rio Sabor. Sabia que o Sabor nasce em Espanha, na Sierra de Gamoneda, mas muito perto da fronteira, para já em terras lusas atravessar a serra de Montesinho. Assim, o que propus à Lucy e João (a minha donzela ficou no descanso em Bragança) foi dar-lhes a conhecer o coração da Serra de Montesinho, incluindo a Lama Grande ... a partir da qual começaria a "exploração". Também sabia ... que não havia trilhos...

Barragem da Serra Serrada, Montesinho, 27.Set.2020, 9h40: ia começar uma caminhada ... na senda da nascente do Sabor
Só com um carro, a caminhada tinha forçosamente de ser circular. O Duster ficou a descansar a seguir à Barragem da Serra Serrada e à imagem da Senhora dos Viajantes, bem no coração de Montesinho. Já a pé, pouco depois das 10h00 estávamos na "minha" casa da Lama Grande ... que continua no miserável estado de abandono a que o Estado a votou... 😢

Casa da Lama Grande: em pouco mais de um ano vim aqui 3 vezes ... 25 anos depois de pela segunda vez ter nela alojado um grupo de mais de 20 alunos e colegas ... nos tempos áureos em que as Escolas eram Escolas e o Ensino era Ensino...
Na Lama Grande ... começava a "exploração". Até perto da linha de fronteira, a carta indicava um trilho na direcção do jovem rio Sabor, a noroeste da Lama Grande. Seguimo-lo e cruzámos o rio ainda em Portugal; depois ... depois começou o corta mato puro e duro ... mas desafiante.

Ainda há trilho ... ainda estamos em Portugal ... e em Portugal cruzamos o jovem Sabor
Mas aqui já estamos na linha de fronteira e acima dela, já estamos no mato puro e duro ... e começamos a perceber as fuentes del Sabor, a bacia de onde provêm as águas que hão-de ir ter ao Douro
Quase sempre com o GPS na mão (abençoado Locus Map), fomos seguindo a linha de água indicada nas cartas (tanto na carta 11 do IGeoE como nas LoMaps de Portugal e de Espanha) ... e fomos começando a perceber que não há uma nascente do Sabor, há várias pequenas linhas de água que, naquela pequena bacia entre as eólicas espanholas e a linha de fronteira, se juntam para formar o Sabor. Daí falar nas nascentes do Sabor, no plural. Tomámos assim como referência aquela em que vimos água corrente mais a norte, bem acima já dos 1500 metros de altitude.

Nascente (42º 0,104' N 6º 47,691' W) ... ou uma das nascentes do Sabor
A(s) nascente(s) do Sabor estava(m) "descoberta(s)"...
É daqui que ele corre para a fronteira, atravessa a Serra de Montesinho e corre para o Douro
A "descoberta" da nascente do Sabor foi comemorada ... com um almoço, frugal. Como nunca gosto de ir e voltar pelo mesmo percurso, fui "desenhando" na carta um corta mato um pouco mais a oeste ... rumando ao marco de fronteira 382 ... a Piedra de los Tres Obispos.

Mais 2 km e pouco de corta mato puro e duro ... e chegamos à Piedra de los Tres Obispos ... onde entrámos em Portugal
Já fartos de quase 5 km de corta mato, os meus dois companheiros de "aventura" preferiram a opção que lhes pus de voltarmos ao ponto onde havíamos deixado o trilho e mesmo à Lama Grande. Mais longe ... mas mais rápido e menos cansativo. O objectivo era agora a represa de Porto Sabor, já minha conhecida e que lhes propus conhecerem ... e se se deliciaram com aquela bem vinda "praia"!
Do corta mato ... regressámos ao conforto dos trilhos... 😊 (próximo da Lama Grande)
Não estamos
sós...

Porto Sabor, três da tarde ... uma "praia" que seria bem apreciada...
Pois ... os pés não se aguentavam muito tempo dentro de água... 😊
De Porto Sabor já não faltava muito para regressarmos ao carro, apreciando as panorâmicas sobre a Barragem de Veiguinhas. Com 15 km percorridos (quase 5 em corta mato puro e duro), às quatro e
Barragem de Veiguinhas, Rio Sabor
meia da tarde dávamos por terminadas as nossas actividades pedestres desta semana começada em terras de Somiedo e terminado em terras de Montesinho. Uma curta passagem pela aldeia ... o regresso a Bragança onde a minha "estrela" nos aguardava ... e no dia seguinte seria o coming home. Tínhamos passado uma semana de despoluição ... e sem covid...; venham as próximas "aventuras"!
(Clique no mapa para ver no Wikiloc)

Sem comentários: