sábado, 25 de julho de 2020

Da Praia de São Julião ao Forte do Zambujal ... no regresso pós confinamento aos Novos Trilhos

O confinamento a que o Mundo se viu obrigado por efeito da Covid-19 vai-se atenuando gradualmente, a passos calmos e cuidadosos. Até agora, grandes grupos de pessoas têm sido naturalmente desaconselháveis ou mesmo proibidos, o que claro que se reflectiu igualmente nos grupos ligados à prática do pedestrianismo. Os Caminheiros Gaspar Correia, os Novos Trilhos e muitos outros viram as suas actividades canceladas, à espera de melhores dias, num ano de 2020 que esperava especial.
Praia de S. Julião, 25.Jul.2020, 8h40
Conforme aqui tenho relatado, tenho apesar de tudo caminhado o possível, a solo ou com muito poucos Amigos chegados, como a memorável autonomia no Gerês, a "aventura ciclista" à volta do Estuário do Tejo, a rota do vulcão de Meca - a única caminhada até agora com um grupo de 12 pessoas - e a noite de praia para um pôr-do-Sol ... imaginário. No início de Julho, os Novos Trilhos já tinham regressado às actividades, com uma rentrée no Baleal, para que, fora da área metropolitana de Lisboa, fosse possível reunir até um máximo de 20 pessoas ... mas nem eu nem nenhum dos meus "irmãos de campo" pudemos estar presentes. Só hoje retomámos, eu, a minha irmã Lucy, o Luís Peregrino e vários outros amigos dos Novos Trilhos, na praia de S. Julião da Ericeira.
A maior parte do percurso já o conhecia, creio mesmo que a maior parte dos participantes também; mas o reencontro de amigos vale bem a repetição, que de qualquer modo é sempre diferente.

A primeira parte do trajecto rumou a sudeste, para Pobral e para o vale do Lizandro
Carvalhal, 10h50: Rio Lizandro 
A primeira paragem foi na já tantas vezes passada aldeia do Carvalhal, debruçada sobre o Lizandro. Até lá ... os apreciadores de amoras encheram o papinho; muitas e bem maduras! A aldeia marcaria o extremo sudeste do nosso trajecto, acompanhando depois o vale de regresso a noroeste, ao longo de campos de abóboras de todos os tamanhos e feitios.
Descendo o curso do Lizandro, do Carvalhal para a Senhora do Ó
Pouco antes da uma da tarde estávamos a subir a íngreme ladeira para o Forte do Zambujal, de onde se avista uma fabulosa panorâmica de 360º ... e onde almoçámos. Um almoço rápido ... que havia que seguir para a Senhora do Ó e para a Foz do Lizandro.
Subida ao Forte do Zambujal. A Lucy e eu ... vamos ser disparados para o mar... 😂
Do Zambujal descemos à Capela de Nossa Senhora do Ó e seguimos o curso do Lizandro até à foz. Estávamos na parte final desta rentrée dos Novos Trilhos. Pouco depois das três estávamos de regresso aos carros, na Praia de S. Julião.

O Lizandro junto à Capela de Nossa Senhora do Ó
Praia da Foz do Lizandro ... o mar não é de ninguém...
Regresso a S. Julião ... com 25 km de uma bela caminhada de rentrée dos Novos Trilhos
Foto de grupo (Foto: Amadeu Agostinho, Novos Trilhos)
Durante estes quase cinco meses de confinamento ... a "sacerdotisa" Lucy in the sky completou, com esta, sete das minhas nove "aventuras" pedestres. Obrigado ... minha irmã ❤️!
Clique para ampliar e à direita para ver no Wikiloc

Sem comentários: