domingo, 17 de fevereiro de 2019

Dos arrozais do baixo Mondego às Lagoas de Quiaios

Nos Caminheiros Gaspar Correia, o Carnaval é tradicionalmente antecipado … este ano duas semanas em relação ao calendário… 😊. E a equipa organizadora levou-nos para os arrozais do baixo Mondego, numa actividade a que justificadamente chamou … Funaná no arrozal 😜
Castelo de Montemor-o-Velho, 16.Fev.2019, 10h40
Pouco depois das dez e meia estávamos no Castelo de Montemor-o-Velho. Esta vila primitiva remonta à pré-história e foi ocupada sucessivamente por romanos, visigodos e muçulmanos, atraídos pelo estanho da região. O Castelo Medieval, cujas primeiras referências remontam ao séc. IX, é a maior fortificação do Mondego e uma das mais antigas e belas do país, marcando presença em algumas paisagens que fomos contemplando ao longo do dia.
Castelo de Montemor-o-Velho, uma vez iniciada a caminhada
De Montemor-o-Velho rumámos a poente, rumo às terras de Maiorca e aos arrozais. À hora do almoço estávamos nos Montes de Santa Olaia e Ferrestelo, onde se encontra o Castro de Santa Olaia, habitado desde o Neolítico e prolongando-se a sua ocupação pelas épocas do bronze, romana e medieval. O dia, entretanto … parecia de autêntico verão!

Na planura a oeste de Montemor-o-Velho
… quando passam as cegonhas...

Castro e Capela de Santa Olaia, nos
Montes de Santa Olaia e Ferrestelo
Nos arrozais de Maiorca
A caminho dos arrozais, passámos no Terreiro do Paço de Maiorca, edificado no sec. XVII, de marcada influência barroca. Logo a seguir, testemunhámos os efeitos da passagem do furacão Leslie por estas paragens, em Outubro do ano passado, particularmente no que foi a área de lazer e parque desportivo junto à pequena Lagoa de Maiorca.

Paço dos Viscondes de Maiorca, do sec. XVII
Lagoa e área de lazer de Maiorca
E entre Maiorca e Santo Amaro da Boiça, atravessando os campos adjacentes às valas e arrozais
Com 17 km nos pés, a caminhada terminou em Santo Amaro da Boiça, onde os organizadores nos reservavam uma surpresa. Para além de um belo lanchinho com Porto de honra, pudemos ouvir e ver in loco o testemunho da produção do famoso arroz de Maiorca, após o que rumaríamos à Figueira da Foz, base de alojamento deste fim de semana ... e onde à noite nos divertiríamos no tradicional Carnaval dos Caminheiros Gaspar Correia. A Vida também se leva a brincar...

Próximo de Camarção,
17.Fev.2019, 10h30
O segundo dia de actividade destinou-se a uma caminhada mais curta, entre duas das três lagoas de Quiaios. A norte da Figueira da Foz, testemunhámos bem os efeitos dos incêndios de 2017 e da passagem do furacão Leslie, em 2018. A foto acima, à direita, ilustra uma mínima parte da devastação.

Lagoa da Vela: um
santuário de aves!
Através dos campos devastados pelos incêndios de 2017 e pelo Leslie... 😓
Lagoa das Braças: milhares
de anatídeos na água e no ar!
E na Lagoa das Braças ... a actividade pedestre deste fim de semana de um Carnaval antecipado estava no fim. Faltava um saboroso almoço na Figueira ... e o regresso a Lisboa e a casa. Foi, sem dúvida, um belíssimo fim de semana, em que imperou o convívio, as brincadeiras sãs, a Amizade, tão ao estilo desta que é a minha mais antiga "família" caminheira ... e que desde há uns meses conta com mais uma minha "mana velha"... 😊. A Vida é Bela!
Nos arrozais do Baixo Mondego
(Clique para ver o álbum completo)
Lagoas das Velas e das Braças
(Clique para ver o álbum completo)

Sem comentários: