domingo, 22 de julho de 2018

Os encantos de Alpiarça

Alpiarça é uma vila Ribatejana, situada na margem esquerda do Tejo, a poucos quilómetros de Santarém. A "4Trilhos" agendou para este domingo uma caminhada pelos encantos de Alpiarça, no âmbito do 9º Festival do Melão, a decorrer no Parque do Carril. Tratando-se de uma zona um pouco esquecida nas minhas "aventuras" por fragas e pragas e sendo uma caminhada simples, em que portanto poderia ter comigo a companheira do meu Caminho da Vida ... inscrevemo-nos; passando por Santarém ... também pudemos contar com a companhia da minha "Mana" Paula.

Ao longo da Vala de
Alpiarça, 22.Julho.2018, 9h45
A caminhada iniciou-se no sítio do Carril, local que preenche o imaginário de várias gerações de Alpiarcenses que, no verão, iam a banhos para aquele local. Percorremos a margem direita da Vala de Alpiarça, ou Vala Real, até pouco depois da Quinta da Gouxa, por trilhos dominados por zonas de salgueiral arbustivo, áreas de caniçal ... e pelo meio do milheiral.

Ao longo da Vala de Alpiarça ... por vezes atravessando o milheiral
Agora em direcção nordeste e por um montado de sobro, chegámos à zona envolvente da Barragem dos Patudos e à Reserva Natural dos Cavalos do Sorraia, últimos sobreviventes desta subespécie em Portugal. Local muito aprazível, ali fizemos a paragem para reposição de energias.

Barragem dos Patudos e Reserva Natural dos Cavalos do Sorraia
Pouco antes das duas da tarde estávamos a entrar em Alpiarça. E o final da actividade foi no Festival do Melão, que hoje mesmo ali encerra a sua 9ª edição. E, na terra dele ... a Câmara de Alpiarça tinha umas belas fatias de melão à nossa espera. Tasquinhas de comes e bebes também não faltavam, com muita animação à mistura ... para encerrar esta proposta da "4Trilhos". Gostei!

Na terra do melão e no Festival do Melão ... viva o melão!
Com o staff da "4Trilhos"
Ver o álbum completo

2 comentários:

Raquel Loureiro disse...

Gostei muito bem haja

Raul Fernando Gomes Branco disse...

É sempre um prazer ler as tuas reportagens e, esta não fugiu à regra! Um abraço.