sábado, 21 de janeiro de 2017

Sintra - Castelo dos Mouros e Vila Sassetti

Entrando no seu 32º ano de actividades, os Caminheiros Gaspar Correia estrearam-se hoje em 2017 na sempre bela Serra e vila de Sintra. O percurso pedestre da Vila Sassetti, criado em 2015 pela "Parques de Sintra", foi o mote para esta primeira caminhada.
Igreja de Santa Eufémia, Sintra, 21.01.2017, 9h45
E assim, às 9h estávamos em S. Pedro de Sintra, para pouco depois subirmos à Igreja e Miradouro de Santa Eufémia. O dia esteve esplendoroso, contrastando com o nevoeiro que naquele mesmo miradouro nos impediu de ver o nascer do Sol, no aniversário da minha "mana" Cristina, em Agosto passado. Hoje, ao fundo lá estava o Tejo, o Cristo Rei e a Ponte.
De Santa Eufémia passámos ao Castelo dos Mouros, onde já há muitos anos não entrava. O bilhete de acesso é caro (6,50 € e 5 € para seniores e júniores), mas pelo menos vê-se a aplicação dos dinheiros: tudo muitíssimo bem cuidado.

Do Miradouro de Santa Eufémia

Castelo da Pena ⬇
Subida para o Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros
A panorâmica do Castelo dos Mouros é fabulosa, em dias claros como o de hoje. Do Palácio da Vila à serra e ao mar, tudo se estende à nossa frente. Na serra, os blocos graníticos contrastam com o verde da vegetação; entre eles, lá estava o Monte Rodel, mágico e místico, onde há pouco mais de um mês trepei de noite, com os "cavaleiros e cavaleiras" que avançaram destemidos, na última Lua cheia do ano de 2016.

Palácio da Vila, do Castelo dos Mouros
A Serra de Sintra a poente. Do meio da vegetação emergem caos graníticos; à direita, o Monte Rodel
Formas fantasmagóricas
de rocha e de verde!
Seteais e a Regaleira aos nossos pés
Passava já do meio dia quando saímos do Castelo dos Mouros. Na descida para o Penedo da Amizade ... sentimo-nos viajar no tempo. De repente, à curva do caminho ... surgem-nos duas garbosas guerreiras e dois guerreiros, armados a rigor. Felizmente ... era só uma encenação... 😊

Uma viagem no tempo ... quando deixávamos para trás o Castelo dos Mouros
Descida à Vila Sassetti, pelo Penedo da Amizade
O percurso da Vila Sassetti foi recuperado em 2015 pela "Parques de Sintra". Victor Carlos Sassetti (1851-1915), proprietário do Hotel Braganza, em Lisboa, e do Hotel Victor, em Sintra, foi o proprietário original dos terrenos onde se localiza a Vila Sassetti. O projeto foi encomendado ao arquiteto Luigi Manini (1848-1936), sendo o edifício principal casa de recreio revivalista, concebida para habitação estival, construída entre 1890 e 1894. Através dos seus jardins chegámos ... ao Parque de Merendas da Amizade.

Parque de Merendas da Quinta da Amizade ... que nos recebeu para o merecido almoço
Pouco depois da uma e meia, reconfortados os estômagos, subimos um pequeno troço da estrada da Pena, para em seguida descer o Caminho do Vale dos Anjos, rumo a Seteais e à Regaleira. O Caminho do Vale dos Anjos havia-o descido igualmente em Agosto de 2013 ... quase às duas da manhã, numa actividade da "Casa do Fauno", em busca de assombrações, portais e outros mistérios de Sintra. Entrámos em Seteais ... mas não fomos ao famoso "quarto 18"...

Palácio de Seteais
E a mítica Regaleira
Uma passagem por Seteais e pela Regaleira ... e descemos o velho Caminho dos Frades, passando assim na "Casa do Fauno". Restava o Caminho dos Castanhais e o regresso à vila de Sintra. No tempo livre final ... ainda completei com uma volta pela Fonte da Sabuga e a Igreja de Santa Maria.

Sintra: centro histórico
E adeus Sintra
Uma curta mas bela caminhada, num belo dia de Sol de Inverno, nas belas e mágicas terras de Sintra!
Ver o álbum completo

Sem comentários: