sábado, 8 de outubro de 2016

Ribeira de Alge e Fragas de S. Simão

Em Setembro de 2010, com o CAOS/Caminhar em Portugal, conheci uma aldeia na altura acabada de recuperar, o Casal de S. Simão, nas ladeiras íngremes junto à Ribeira de Alge e às Fragas de S. Simão. Seis anos depois ... voltei lá com os Caminheiros Gaspar Correia, para uma caminhada com início e fim na pequena aldeia também chamada de Ribeira de Alge.
Vale da Ribeira de Alge, à saída da aldeia do mesmo nome
Uma caminhada circular, portanto ... mas um circular muito "enovelado", dadas as características daquele fabuloso vale. Começámos por subir ao longo da margem esquerda da ribeira, de águas límpidas e bem correntes, até ao lugar de Além da Ribeira, com velhas azenhas e levadas a quererem contar histórias de tempos passados. Dali subimos ao miradouro das fragas, descendo de novo à praia fluvial e às Fragas propriamente ditas, grandiosas escarpas rasgadas pela água.

Ao longo da Ribeira de Alge
Fragas de S. Simão: vista do miradouro
e passagem das escarpas
Praia fluvial das Fragas de S. Simão
O almoço foi na aprazível praia fluvial, após o que subimos à aldeia de Casal de S. Simão, subindo ao longo da Ribeira do Fato e descendo pela chamada Ponte do Brás Curado. Ruínas de um antigo povoado, antigas azenhas e levadas antecedem o Casal, onde alguns subimos até à Ermida de S. Simão, templo gótico com valiosas imagens de S. Simão e S. Judas Tadeu.

Lugar de Além da Ribeira e passagem da Ribeira de Alge
Casal de S. Simão e
Ermida do mesmo nome
Pelas ruas do Casal de S. Simão
As Fragas de S. Simão, vistas do Casal
De novo junto à Ribeira de Alge ... passámos pela terceira vez no lugar de Além da Ribeira. Certamente baralhámos os cães que nos ladravam pela terceira vez; devem ter ficado confusos...! Agora junto à margem direita da ribeira, continuámos por desníveis em direcção à pequena aldeia de Saonda. Poucos minutos depois das quatro estávamos no ponto de partida.

Agora descendo o curso da Ribeira de Alge ...
... e por entre autênticos túneis de vegetação ribeirinha ...
... chegámos à aldeia de Ribeira de Alge, ponto de partida e términus da caminhada
Como complemento desta labiríntica caminhada, Figueiró dos Vinhos recebeu-nos ainda para uma visita à Casa-Museu "O Casulo", do pintor José Malhoa, e à exposição "Os Caminhos do Naturalismo", no Museu Centro de Artes do Concelho.
Casa-Museu "O Casulo", Figueiró dos Vinhos
E de Figueiró regressámos a Lisboa, com mais uma actividade completada da sempre saudável "família" Gaspar Correia! Como sempre, aqui fica o álbum completo de fotos e o registo ... desta "encaracolada" caminhada... :)
Ver o álbum completo

Sem comentários: