segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nos trilhos selvagens do sudoeste algarvio

Mais um fim de semana vivido com o Grupo de Caminheiros Gaspar Correia. Mas este fim de semana não foi apenas "mais um". Este, teve para mim um sabor especial: foi a minha centésima actividade caminheira com esta autêntica "família",  à qual em boa hora me juntei  há quase  10 anos  ...  com muita
Bordeira, 5 de Maio de 2012, 10:15h
pena minha de não o ter feito antes.
Desta vez rumámos a sul, andámos pelo extremo sudoeste do Algarve, o Al-Gharb andaluz -  الغرب‎  - ou o famoso Allgarve de uma famosa campanha publicitária...! A actividade incluiu três percursos pedestres, basicamente na área da Bordeira e da Carrapateira, do concelho de Aljezur, na costa oeste vicentina. Em qualquer deles, o verde da vegetação contrastava com o azul do mar e do céu, ou com o brilho intenso das folhas da esteva. O dinamizador principal desta actividade, algarvio de gema, ia transmitindo no rosto e nas palavras a sua paixão por aquelas arribas escarpadas, pelas "aventuras" do mar e da pesca, por cada canto e recanto que atravessávamos e víamos. O mesmo sentir, a mesma paixão ... que tão bem compreendo quando comungo com a montanha! Os meus tempos do mar e do mergulho vão longe, perdem-se na noite de quase quatro décadas ... por fragas e pragas. Perdem-se na "revolução" operada em mim nos anos revolucionários de 1974 e 75, quando, como escrevi neste mesmo blog, o apelo do mar diminuiu ... na mesma proporção em que aumentou o apelo do campo, das florestas, da serra. Afinal ... não tinha eu começado as minhas "aventuras" em terra... J!?

Iniciámos a primeira caminhada em Bordeira
Aldeia de Vilarinha, 5 de Maio de 2012
Campo de papoilas junto à aldeia de Vilarinha
E ao fundo, à direita,
o Cabo de S. Vicente
Praia do Amado, 5.05.2012, 16:50h
Foram três belos percursos, em dois dias que cheiraram a verão ... em contraste com o dia de hoje. E, perto como estávamos, claro que não podíamos deixar de marcar presença na Fortaleza de Sagres e no mítico Cabo de S. Vicente, para depois realizarmos, na manhã de ontem, um curto mas belo percurso pelas praias do Castelejo e da Cordoama.

Cabo de S. Vicente, 6.05.2012, 9:25h
Ponta da praia do Telheiro e ilha da Armação Nova
O brilho da Esteva contra o azul do céu e do mar

Trilho ambiental do Castelejo ...

e descida das falésias para a praia
Ao longo das praias do Castelejo e da Cordoama
Sem dúvida um belo fim de semana, com uma excelente organização e o são convívio que é apanágio do grupo. E, como o estômago também precisa de viver ... acabámos com uma belíssima cataplana de peixe e marisco, em Vila do Bispo, complementada com a comemoração de dois aniversários ... e da minha centésima actividade caminheira com esta "família"!

Sem comentários: