quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Caminhar e ser Feliz ... em terras da Enxara dos Cavaleiros

Um amigo das lides pedestres, companheiro entre outras do Tour du Mont Blanc, fundou para ele e para amigos
um grupo informal a que deu o sugestivo nome de "Caminhar e ser Feliz" ... e tem desafiado "todos os que tenham disponibilidade, oportunidade e me queiram acompanhar " para várias caminhadas em dias de semana, maioritariamente na vulgarmente chamada região saloia.
Hoje ... aceitei o desafio 😊
Às 08h30 lá estávamos assim na Enxara dos Cavaleiros, eu, o meu "Mano" Zé Manel e mais uns carolas que também responderam ao desafio do Deonel, preparados para "uma caminhada 👣 fluida, sem prévio reconhecimento, entre os Concelhos de Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos 🙂".
Entre a Enxara dos Cavaleiros e Sapataria, 16.Fev.2023, 9h05
E a "caminhada 👣 fluida, sem prévio reconhecimento" ... foi uma bela surpresa! Para um dia que já parecia de Primavera, o nosso guia descobriu uns trilhos lindíssimos, atravessando belos campos com belas panorâmicas, alternados com túneis de vegetação, fazendo-nos esquecer que estávamos a poucos quilómetros da grande urbe e da dita "civilização".
Igreja da Sapataria,
09h35
Nascentes / Fontes
do Sizandro
Panorâmica para sudeste, perto de Bouco, 10h05
Margens do Rio Bouco ... um paraíso
desconhecido à nossa espera...
Entre Cachoeira e as Alcobelas
Já cheira e soa a Primavera, nos campos de A-do-Baço
Junto ao Moinho de A-do-Baço ...
pelo meio de outros "moinhos" dos tempos modernos
Entre A-do-Baço e Casal Novo
O "monstro" espera-nos no cimo da ladeira...
Próximo de Casal Novo, 13h20. Ao fundo vê-se a Serra do Socorro
À uma e meia cruzámos de novo o Sizandro e acompanhámos a Linha do Oeste durante cerca de um km, por trilho lateral, para depois inflectir rumo a Pero Negro, de regresso à Enxara dos Cavaleiros.
Linha do Oeste, a norte do apeadeiro de Sapataria
A Primavera chega
mais de um mês antes...
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Pouco depois das duas, com 20 km percorridos, estávamos a fechar o círculo desta bela caminhada nas terras da Enxara e dos Sizandros. No snack "O Coelho" soube bem a cervejinha final ... e muitos ainda lá ficaram a deglutir umas bifanas.
Foi, sem dúvida, mais uma bela jornada pedestre e campestre! Obrigado ao mentor que nos desafiou ... porque é preciso é "Caminhar e Ser Feliz"!

Sem comentários: