sábado, 18 de fevereiro de 2023

Na Rota dos Palácios (2): do Convento de Mafra ao Palácio Nacional de Sintra

No início de Dezembro passado, com o "Mano" Zé Manel, fizemos nascer o projecto de ligação entre os Palácios mais emblemáticos da região metropolitana de Lisboa. Na primeira etapa desta "Rota dos Palácios", percorremos 30 km entre o Tojal e Mafra ... e agendámos para hoje o segundo troço, do Convento de Mafra ao Palácio da Vila de Sintra.
Mafra, 18.Fev.2023, 09h15 - Frente ao Convento, onde a 3 de Dezembro tínhamos terminado a 1ª etapa da "Rota dos Palácios"
Depois de deixarmos os carros em Sintra e de uma viagem de autocarro para Mafra; depois também de uns "fradinhos" no Fradinho, para quem os quis ... às 9h30 da manhã começámos a "longa marcha" rumo a sul, pelo caminho de Almada e com o vale da ribeira de Maciel Forro como primeiros desníveis a vencer. A subida da encosta sul levou-nos ao Boco ... para a qual até trepámos um poste... 😂

Descida de Mafra para a Ribeira de Maciel Forro ...

Para subir para a aldeia de Boco poderíamos ir pela
estrada ... mas não era a mesma coisa!... 😂

Os 15 "expedicionários" na aldeia de Boco. Não ... não estamos à espera do autocarro...😂
Vista sobre a aldeia do Carvalhal ... onde nos esperava uma grata surpresa...
Às onze horas estávamos no Carvalhal, aldeia bem conhecida de todos os amantes das caminhadas, no vale do rio Lizandro. Começámos a sentir um cheirinho agradável ... eram filhoses - ou filhós, como quiserem! Estavam a ser fritas na delegação da Junta de Freguesia ... e havia 'bué' delas, quentinhas e cheirosas. Quando os céus põem umas filhós no nosso caminho ... é pecado não aceitar... 😜🤣
Quando os céus nos põem filhós quentinhas e cheirosas
no nosso caminho ... é pecado não aceitar... 😜🤣
O rio Lizandro no Carvalhal. Depois das filhós ... até subimos melhor a encosta da serra do Lima
Cruzado o Lizandro, seguiu-se a subida para Odrinhas. Sempre a bom ritmo, ao meio dia estávamos junto ao Museu Arqueológico. Algumas sombras convidavam já ao almoço, mas apostámos na aldeia de Alfaquiques, onde possivelmente teríamos umas "lourinhas" e café ... e apostámos bem.
Até este gosta de ver a paisagem...
Subida da Serra do Lima, ou de
Almorquim ... com um aviso original...
E ainda o Carvalhal e os meandros do rio Lizandro
Odrinhas, 12h10
Entre Terrugem e a Várzea de Sintra, 14h15. O nosso objectivo estava cada vez mais próximo!
Não, não íamos subir ao Palácio da Pena, mas ele lá estava como farol a guiar-nos. E na Várzea de Sintra, junto à Ribeira de Colares ... não foi a primeira vez que parei a beber um branquinho bem fresco! A última tinha sido há três anos ... numa "maratona" do Trancão ao Cabo da Roca!

Várzea de Sintra, 14h40 - Um branquinho fresco sabe sempre bem...
Ribeira de Sintra, 15h20 ... com o destino bem à vista
Pouco depois das 15h30 ... vamos "tomar" Sintra pelo caminho da Quinta dos Mouros
Quinze minutos antes das quatro da tarde ... estávamos no coração de Sintra, frente ao Palácio da Vila. Estava cumprida a segunda etapa da nossa missão "Entre Palácios", ou "Na Rota dos Palácios".

Palácio da Vila, Sintra, 15h45 - Completada a 2ª etapa da "Rota dos Palácios"
E completada também ... a Rota da Amizade!
(Clique para ver o álbum completo)
Tal como a primeira - e tal como quando se junta um grupo de apaixonados pelas caminhadas, pelo convívio e pela Vida - esta segunda etapa foi uma festa permanente. Obrigado Mano(a)s ... obrigado amigos! Ainda não sabemos quando é a terceira etapa ... mas sabemos que É!
E também sabemos ... que a Vida é Bela!
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc

Sem comentários: