sábado, 11 de dezembro de 2021

Das terras de Santiago às terras do arinto...

Nos últimos anos, várias vezes subi ou desci a Ribeira do Boição, afluente do Trancão, nas terras saloias entre Arruda dos Vinhos e Bucelas, Loures. Os "meus" Caminheiros Gaspar Correia não conheciam os trilhos do Boição ...
Igreja Paroquial de Santiago dos Velhos, 11.Dez,2021, 09h30
pelo que, sendo uma caminhada curta e simples, me propus percorrê-los numa actividade programada inicialmente para dezembro de 2020 ... que a covid adiou para dezembro de 2021. E ao desenhar o respectivo programa, incluí o início na pequena mas histórica aldeia de Santiago dos Velhos, cuja cascata "descobri" em fevereiro deste ano.
Assim, às nove e meia da manhã meia centena de "gasparito(a)s" estavam no Adro do Apóstolo. Tal como havia sido combinado, fomos cordialmente recebidos pelo Pároco da Igreja de Santiago, que nos fez uma completíssima resenha histórica desta freguesia e das suas ancestrais ligações à Ordem de Santiago e às antigas rotas de peregrinação. Muito obrigado, Sr. Padre Rui Cantarilho. Bem haja!
Na Igreja de Santiago dos Velhos ...
... sob a protecção do Apóstolo Santiago
E a caminhada começou rumo a sul
A primeira parte da caminhada decorreu a poente do planalto entre Santiago e A-do-Mourão, com amplas vistas para sul e oeste. Com 2 km percorridos, passámos o Casal das Contradinhas e quase logo a seguir chegámos à Cascata de Santiago, na Ribeira do Boição, que acompanharíamos a partir daí. A ribeira é afluente da margem esquerda do Trancão. Mas neste quase final de um outono quase sem chuva ... a água que ainda assim corria até nos admirou pela positiva ... deixando alguma esperança de a ver correr também nas cascatas do Boição, mais a jusante ... o que infelizmente não se veio a verificar.

A caminho e na Cascata de Santiago, na Ribeira do Boição. Imagens muito diferentes das de Fevereiro...
Neste tipo de terreno, a pouca chuva da véspera foi o suficiente para criar alguma lama ... mas apesar da água que corria na cascata o restante curso da ribeira vislumbrava-se seco; as cores do Outono pintavam de qualquer modo belos quadros. Com 5 km percorridos, pelas 12h30 fizemos a pausa para almoço, junto às belas cascatas do Boição ... completamente secas.

Da Cascata de Santiago às Cascatas do Boição,
com um almoço pelo meio ... e sem água...
Que diferença em relação a abril passado...
Depois do almoço, cruzámos a Quinta do Boição, com as vinhas de arinto em tons outonais. E pouco depois estávamos nos "novos" passadiços entre a Bemposta e Bucelas ... há anos por terminar. Em Bucelas cruzámos o Trancão, para logo entrarmos na via pedonal e ciclista que acompanha o curso do rio até à ponte da EN 115, onde o autocarro nos esperava.

Bosque e vinhas, junto à ribeira e à Quinta do Boição
Passadiços da Bemposta a Bucelas, acompanhando o Trancão
Fonte da Água Férrea, junto à Quinta dos Melos, Bucelas
"Descida" do Trancão, pela via pedonal e ciclista que acompanha a margem direita e a EN 115
Terminada a caminhada ... o autocarro levou-nos de novo a Bucelas. É que a actividade de dezembro dos Caminheiros Gaspar Correia costuma ter um pequeno cocktail e troca de prendas ... que se concretizou no "Lagar do Arinto", culminando assim as actividades do grupo neste ano ainda conturbado de 2021. Que 2022 traga a todos uma maior serenidade, é o que sinceramente se deseja.
Bucelas, 11.Dez.2021, 15h20
Cocktail final no "Lagar do Arinto"
(Clique para ver o álbum completo de fotos)
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc

Sem comentários: