domingo, 19 de dezembro de 2021

Rota das Lezírias ... no Caminho de Santiago

O João "Pápaléguas" - o Santiagueiro que o Universo trouxe ao meu encontro em 2017 no Caminho Primitivo e que, entre outras "aventuras", levei às "minhas" terras de Vale de Espinho e do Xalmas ainda no último solstício de verão - desafiou-me para fazer com ele a Rota das Lezírias, um percurso de pequena rota do município de Benavente. Claro que aceitei ... tanto mais que parte do percurso coincide com o Caminho de Santiago, no novo itinerário que, vindo de Tavira, atravessa o Algarve, Alentejo e Ribatejo, ao encontro do também Caminho Central proveniente de Lisboa.
Alhandra, 19.Dez.2021, 7h53 - O Sol nasce sobre o Tejo, no penúltimo dia completo de Outono em 2021
A nossa combinação era às 9h30 em Benavente ... mas este "aventureiro das fragas e pragas" desperta sempre cedo ... e resolveu sair a tempo de ver o nascer do Sol sobre o Tejo ... o que calhou ser na bela vila de Alhandra. E depois, via ponte de Vila Franca e Porto Alto ... ainda nem 9 horas eram quando cheguei a Samora Correia ... pelo que resolvi fazer um pequeno aquecimento no Parque Ribeirinho do rio Almansor ... e não me arrependi.
Samora Correia, 8h40
Fonte dos Escudeiros e Parque Ribeirinho
Igreja de Nossa Senhora da Oliveira,
Samora Correia
O aquecimento foi naturalmente curto, mas valeu a pena. Antes da hora combinada estava na Praça do Município de Benavente, onde o João já me aguardava. Cafezinho da ordem ... e iniciámos os 20 km da Rota das Lezírias. Contudo ... quase toda a primeira metade é por estrada. Só junto ao rio Almansor e de novo já próximo de Samora Correia saímos finalmente do alcatrão, rumo à lezíria ... e rumo ao Caminho de Santiago, que depois seguiríamos até ao fim.

E de Benavente em direcção a sul ... fomos ao encontro da lezíria ... e do Caminho de Santiago...
Na Rota das Lezírias ... neste belo último domingo de Outono
Desde que deixámos o alcatrão tudo mudou ... ou não estivéssemos nós no Caminho de Santiago 😊. O percurso é bonito ... e até olhámos um para o outro, incrédulos; nós não imaginámos duas avionetas agrícolas pousadas nos campos ... vimo-las mesmo ... mas passados uns minutos as avionetas já lá não estavam ... "evaporaram-se" ... sem termos ouvido nenhum ruído... 😮. Coisas do Caminho... 😏

Aproximação a Benavente, pelo canal do Sorraia e Caraminhais
Na parte final do percurso acompanhámos a vala do Sorraia. E pouco depois das duas estávamos a entrar em Benavente, pelos Caraminhais e junto à ponte pedonal que atravessa o Sorraia. 20 km de uma bela caminhada ... em que a primeira parte era dispensável, em alcatrão. Transformando-a em caminhada linear, poderíamos ter começado a sudeste de Samora Correia. Um dia...

Regresso a Benavente. Uma bela caminhada ... no último domingo de Outono de 2021
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Clique na foto para ver o álbum completo

Sem comentários: