domingo, 11 de abril de 2021

Pelas cascatas de Santiago e da Ribeira do Boição

Duas amigas da "família" caminheira Gaspar Correia - as mesmas que levei à "volta à várzea do Trancão", no passado dia 7 de Março - desafiaram-me para as levar às cascatas da Ribeira do Boição ... onde já fui "milhares" de vezes ... mas onde aceito sempre com gosto um desafio para voltar ... particularmente se lhes acrescentar a Cascata de Santiago, que descobri em Fevereiro passado, próximo de Santiago dos Velhos.
Subindo a Serra do Boição, 11.Abr.2021 (Foto: Noémia Almeida)
Assim, na manhã de um domingo de uma incipiente Primavera, entre o Sol e a ameaça de chuva que não veio, lá fomos até Bucelas, ou melhor, à Quinta do Boição, não para o casamento de ninguém, mas para dar a conhecer esta bonita zona meia rural às proponentes ... e à minha "estrela arraiana", que, como a caminhada era curta e fácil, também alinhou.
Deixando o melhor para o fim, começámos por subir a vertente poente do geodésico de Boição, por belos trilhos de carrasco, paralelos à estrada de Bucelas a Santiago dos Velhos. Um portão fechado a cadeado levou-nos a um curto desvio; atrás de nós, a sul, tínhamos a Serra do Serves, mas nós estávamos a rumar a norte.
Pouco depois das onze horas e com apenas cerca de 4 km percorridos, estávamos na Cascata de Santiago. Pois ... muito menos água do que em Fevereiro ... e muito mais gente; domingo, pós confinamento mais apertado ... muita gente à procura da liberdade na Natureza; fizemos "turnos", entre o nosso e dois outros pequenos grupos.
Ao fundo, Santiago dos Velhos, no Concelho de Arruda dos Vinhos
Cascata de Santiago ... we believe we can fly... (Foto: Natércia Dias)
E da Cascata de Santiago ... a caminho das cascatas da ribeira do Boição
Virando agora a oeste e a sul, lá estávamos no trilho onde, em Fevereiro ... eu já quase não sabia o que era bike e o que era lama. Agora não havia praticamente lama ... e pouco depois do meio dia estávamos junto à Ribeira do Boição e à primeira cascata, pequena. Depois ... depois o excesso de vegetação confundiu um pouco a localização da cascata principal ... o que de qualquer modo proporcionou uma épica subida do curso da ribeira ... tipo todo o terreno ... e tipo toda a água... 😜

Cascatas do Boição, afluente do Trancão na zona de Bucelas. Em domingo de Primavera ... muita afluência...
Pouco depois da uma da tarde estávamos de regresso à Quinta do Boição e aos carros. A viagem de regresso a casa foi curta, todos moramos na "capital do Império" ou arredores. Mas as paisagens e a envolvência pareciam ter-nos levado para mais longe. Não há-de ter sido a última vez que ali fui ... hoje, pela primeira vez, com a minha moçoila 🙂.
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Clique para ver o álbum completo de fotos

Sem comentários: