domingo, 11 de julho de 2021

21 km ... em terras de três concelhos

Desde Setembro do ano passado que não caminhava com os 👣🚶 Novos Trilhos 🚶👣. O regresso foi hoje, numa bela caminhada circular em terras de três concelhos, Arruda-dos-Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Mafra, tendo por base a pequena aldeia de A-do-Baço, da freguesia de Arranhó.
À partida de A-do-Baço,
11.Jul.2021, 08h40
A jornada seria caracterizada pelo quase permanente sobe e desce, bem ao estilo dos Novos Trilhos ... mas também pelos topónimos originais. Já no concelho do Sobral, sucederam-se o Casal do Rabo do Gato e as Espregueiras, onde se situa a nascente do rio Sizandro.
Por belos trilhos rurais, passando pela
nascente do Sizandro,
na aldeia de Espregueiras
No chamada "trilho do Agostinho", entre as aldeias de Godeis e Bouco
No "trilho da bela vista", próximo da aldeia de Cachoeira
Da aldeia de Ribeira (concelho de Mafra) para norte, rumo ao moinho e ao geodésico de Covas
Foto de grupo, junto ao Moinho de Covas (Foto: Novos Trilhos)
O geodésico e o moinho de Covas (330m alt.), de novo no concelho de Arruda, foi o ponto mais alto desta caminhada de sobe e desce. Ao fundo na paisagem, a sul, percebia-se bem o Cabeço de Montachique. Dali, descemos para Alcobela de Cima e, ao longo da encosta poente da ribeira de A-do-Baço, regressámos à aldeia do mesmo nome.

Regresso a A-do-Baço, através de campos floridos e de túneis de vegetação
Ainda não eram duas e meia quando regressámos ao ponto de origem, com 21 km nos pés. Desta vez a caminhada dos Novos Trilhos tinha sido marcada para domingo, contrariamente ao habitual. Se tivesse sido na véspera ... "derretíamos" com o calor abrasador...
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Clique aqui para ver o álbum completo
(As duas fotos onde estou de autoria de Paulo Pascoal)

Sem comentários: