quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A oeste ... tudo de novo

Duas incursões pelo litoral de Sintra

 

O litoral de Sintra e de um modo geral toda a costa Oeste a sul de Peniche é uma costa escarpada, de falésias intervaladas por linhas de água que escavam profundos vales e por praias maiores ou menores, mais cosmopolitas ou mais escondidas e selvagens. Mais para o interior, campos agrícolas mas também belos bosques caracterizam as terras mais a ocidente do continente europeu.
Deve haver poucos recantos deste nosso Oeste que não tenha já palmilhado ... mas neste estranho ano de 2020 e neste desconfinamento confinado, com os Novos Trilhos percorri em Julho as terras a sul do rio Lizandro, pouco mais de um mês depois entre a foz deste e a praia de Ribeira de Ilhas ... e no último sábado mais a sul, entre a Praia das Maçãs e o Magoito. Quatro dias depois ... a minha "irmã" Lucy in the sky levou-me de novo ao oeste, para uma curta caminhada circular no Cabo da Roca e Praia da Ursa ... em que se estreou um novo e excelente caminheiro 😊

12.Set.2020 - Circular da Praia das Maçãs, Janas, Magoito e Azenhas do Mar

Praia das Maçãs, 12.Set.2020, 09h10 - Tinha começado mais uma "aventura" à Novos Trilhos
À semelhança das anteriores, a caminhada NT começou pelos campos agrícolas e bosques a leste da Praia das Maçãs, até à capela circular de Janas e depois para norte e noroeste, passando próximo de Fontanelas, rumo ao Magoito. Não se imaginam, sem os percorrer, os belos trilhos que, como em tantos outros locais, permitem contactar com a Natureza tão perto dos centros urbanos.
Praia das Maçãs, vista da arriba sul
A minha "mana" Cristina encanta-se com o encanto de uma criação de crisântemos...
Foto de grupo, junto à Capela redonda de Janas, ou Capela de S. Mamede de Janas
Belos bosques próximos de Fontanelas e rumo ao Magoito
O almoço foi na praia do Magoito. Todo ele à beira mar, o troço final incluía portanto a passagem pelas sempre belas Azenhas do Mar. E pouco depois das três e meia, como previsto, estávamos de regresso à Praia das Maçãs, com 23 km percorridos em mais uma bela jornada de exercício e de convívio.

Ao longo da praia e das arribas a sul do Magoito
A célebre Casa Branca, ou Casa do Marco ...
... do Arquitecto Raúl Lino
de todos ... menos da Câmara?

Senhores da Câmara de Sintra ... isto está à vista
A sempre bela panorâmica das Azenhas do Mar


De regresso à Praia das Maçãs, 15h35

16.Set.2020 - Circular do Cabo da Roca, Azóia e Praia da Ursa

Quatro dias depois, como referi no início, a Lucy, eu e o Zé Messias tínhamos combinado uma caminhada de fim de tarde no Cabo da Roca. Mas a Lucy levava um estreante nas caminhadas; o filho, João ... revelou-se um excelente caminheiro ... e apreciador de descidas e subidas "radicais"! 😉

Cabo da Roca, 16.Set.2020, 16h35 - A primeira descida, para o vale da Ribeira do Louriçal
Temos caminheiro!...
Tons e brilhos de uma tarde de serra e de mar...
Cruzada a estrada da Azóia, fomos quase até à Adraga, subindo depois ao famoso Fojo, poço natural com comunicação com o mar. Consta que os romanos acreditavam existir um tritão a tocar búzio no fundo, a cerca de 90 metros; na realidade, seria o ruído causado pelas ondas, mas na época (entre o ano 14 e 34 d.C.) foi até enviada uma embaixada ao Imperador Tibério para relatar o fenómeno.
Subida para as falésias a sul da Praia da Adraga
Bela panorâmica da Praia da Adraga. Ao fundo distingue-se a Ericeira.

Não, não sou um macaco na jaula ... é apenas
o miradouro para se ver, em segurança, o fundo
do Fojo da Adraga
Perspectiva geral do Fojo da Adraga, felizmente bem resguardado
E o verde da Serra, estendendo-se até à Peninha ... desaparecida nas nuvens
O objectivo era descer à Praia da Ursa para ver o pôr-do-Sol, "agendado" para as 19h44. E assim fizemos ... embora o Sol tenha estado muito tímido e não nos deixasse ver o seu "mergulho" no mar. Vimos as cores e os reflexos possíveis ... sempre belos ... sempre novos.

18h58 ... faltam 46 minutos para o pôr-do-Sol...
Praia da Ursa, 19h36 ... faltam 8 minutos para o Sol se pôr ... mas estas foram as melhores cores e reflexos
O regresso, pós pôr-do-Sol, terminou já de noite ... de novo no Cabo da Roca. Foram apenas 10 km ... mas nenhuma caminhada se mede em quilómetros. Foi a estreia de um novo caminheiro; novo nestas "lides" e novo em idade ... mas preparado para o que der e vier. E o que vier ... vem já aí próximo... 😉

Cabo da Roca, 20h30 - Já noite, terminámos esta pequena "aventura" a 4 ... sempre sonhando com novas "aventuras"...

1 comentário:

Raul Fernando Gomes Branco disse...

Boa Callixto, gostei de ver! Um abraço.