domingo, 2 de setembro de 2018

Música, inspirações, ar livre, amizades ... Vida!

Este post não é a crónica de mais uma "aventura". Sempre aconteceu - e por vezes continua a acontecer - perguntarem-me a razão do nome do blogue. Razão que já foi explicada. Mas quando se aproxima a passos largos o meio século
de "fragas e pragas…" - faltam pouco mais de 2 anos - não é demais recordar a inspiração e as motivações que me levaram a este título.
Em Janeiro de 2011 - já lá vão quase 8 anos - comecei a coligir e a escrever um arquivo de rabiscos retirados do pó de velhos "Diários" … no dia em que se comemoravam os 100 Anos do "meu" velho Liceu Passos Manuel! Ali reencontrei velhos companheiros de "aventuras" que não via, nalguns casos, há mais de 40 anos! De 40 anos que foram, entre muitos outros aspectos e como comecei a contar nas "memórias", uma sucessão de "instantâneos de uma vida ao ar livre" … subtítulo que desde logo escolhi para o blogue. Faltava o título…! Ora, paralelamente à minha Paixão pela Natureza e pelos grandes espaços naturais - pela Vida ao Ar Livre - outra Paixão minha crescente ao longo da Vida foi e é a Música Folk, a música de raiz popular e tradicional. Na música tradicional portuguesa, o Sebastião Antunes e os "Quadrilha" tiveram sempre um lugar de destaque; em 1992 tinham lançado o seu primeiro álbum … "Contos de Fragas e Pragas". Estava encontrada a inspiração para o título...
Ao longo dos múltiplos "instantâneos de uma vida ao ar livre", as serras e os vales, o verde, o som das águas correntes, a Montanha - as fragas… - foram e são o meu apelo. Não um apelo "Into the Wild" com desapego pelo non wild do ninho que construí e do qual me orgulho, antes pelo contrário … mas a vida real também tem a partida de entes queridos, também tem períodos em que pairam nuvens negras - as pragas…! Tratando-se o blogue de uma espécie de memórias … propus-me nele contar histórias … "Por fragas e pragas…". E foi o que fiz num primeiro endereço - http://fragasepragas.blogspot.com/ - até que as memórias se tornaram contemporâneas. Nesse blogue retrospectivo contei 40 anos de "aventuras" … da Aventura da Vida. Reporta, esse primeiro endereço, aos anos de 1970 a 2010. Não nasci em 1970 (😉) … mas considero normalmente que os meus "instantâneos de uma vida ao ar livre" começaram no dia 1 de Novembro de 1970, nas grutas de Bolhos, Lourinhã … pela mão do meu saudoso professor Hernâni de Seabra Ribau. Em Setembro do mesmo 2011 … encerrei a retrospectiva.

Assim, desde 2011 as fragas e pragas - no endereço http://porfragasepragas.blogspot.com/ - passaram a ser contadas o mais em directo possível. Por fragas e pragas… o Universo levou-me para os Caminhos de Santiago e de Fátima. Novas vivências, sensações, aprendizagens. Novos Encontros … essencialmente comigo próprio … mas também novas Amizades, algumas delas profundas, vindas de dentro ou de muito longe no Tempo e no Espaço … ligações de hermanos de corazón… em que nos sentimos ao mesmo tempo conduzidos e conduzindo-nos. O Caminho não é o Chão que pisas…!
O apelo da Natureza tornara-se Cósmico, Universal!...

Sem comentários: