sábado, 24 de março de 2018

E a Primavera começou em Cheleiros...

Os "Novos Trilhos" agendaram a primeira actividade da Primavera de 2018 para a já batida zona de Cheleiros. Já batida ... mas sempre diferente.
O Lizandro em Cheleiros, 24.03.2018, 9h05
E se o Inverno teve dois meses em que já todos ansiávamos por chuva, o último mês trouxe-a felizmente em quantidade, enchendo os rios, ribeiros e campos ... e permitindo imagens que mais pareceriam do Minho, da Galiza, ou de outros paraísos verdes.
E assim, às 9 horas estávamos a sair de Cheleiros para sudoeste, primeiro ao longo do Lizandro, depois ao longo da Ribeira da Cabrela, seu afluente.
Ponte "romana" de Cheleiros
A progressão ao longo da Ribeira da Cabrela nem sempre foi fácil, mas proporcionou recantos de rara beleza
Com mais de duas horas de caminhada, entre próximo de Armés e de Fervença, tivemos de subir uma íngreme ladeira ... que nos conduziu às traseiras de uma fábrica 😊. A chuva, que de vez em quando já tinha ameaçado, de vez em quando brindava-nos mesmo. E ... para sair da fábrica? Pela frente apareceu-nos um "exército" de 5 cães ... soltos ... correndo para nós ... e para o pobre cão que entretanto tinha resolvido fazer a caminhada connosco. Felizmente ... o guarda humano da fábrica também lá estava ... e lá ordenou ao seu exército que recolhesse ao quartel! 😛Exemplar e simpático, este guarda, que compreendeu a nossa "invasão" e nos foi abrir o portão de saída.
O vale da Ribeira da Cabrela e, lá ao fundo ... a ladeira que tivemos que subir para as traseiras da fábrica! 
Extremo sul do nosso percurso, já não muito longe de Sintra, antes do meio dia estávamos na Cascata de Fervença. As chuvas das últimas semanas engrossaram a ribeira, dando à cascata a dimensão dos seus melhores invernos. Pena é o acesso estar completamente ao abandono...

Cascata de Fervença
O almoço foi no jardim de Montelavar. Tínhamos mesas e bancos ... e tínhamos Sol! E até tínhamos uma Feira, com bancas de bolos 😊. Depois, rumámos a Maceira e a Anços, já no vale da Ribeira do Mourão, onde nos aguardava o espectáculo imponente da Cascata de Anços, que já conhecia, mas não com a impressionante quantidade de água que agora debita. Simplesmente fabuloso!

Cruzando a Ribeira do Mourão, ou de Anços ...
... chegamos às cascatas do mesmo nome. Fabuloso!
A magia da água, nas Cascatas de Anços (esta última, Foto de Cristina Madeira)
Ao longo do vale da Ribeira do Mourão
Já não estávamos longe do ponto de início e de final da caminhada, mas ... faltava atravessar o rio Lizandro. Há pouco mais de um ano, em Fevereiro de 2017, aquela mesma travessia tinha sido épica...

Travessia do Rio Lizandro ... valeu tudo... 😜
Com mais ou menos pés molhados ... pouco depois estávamos em Cheleiros. Pouco passava das três e meia da tarde, com 21 km percorridos nesta primeira caminhada de Primavera. Espectacular ... como sempre é com os "Novos Trilhos" 😊

Cheleiros, 15h35 - Foto de grupo, no final da primeira caminhada de Primavera
Ver o álbum completo

1 comentário:

Helder Carvalho disse...

Como sempre é um prazer ler as tuas crónicas