terça-feira, 29 de agosto de 2023

Nos passos de S. Francisco e Santo António

Caminho de Assis (Prólogo)

Pellegrinare non è solo avanzare verso un luogo sacro ... ma un camminarsi dentro, nell'intimitá piú profonda...
Ao escrever estas linhas, dois dias depois de completar 70 anos ... estou em Forlì, Itália, com os amigos Deonel e Joaquim Gomes ... e o meu "Mano" Zé Manel Messias, cujos pés já pisaram comigo muito do chão dos meus Caminhos Peregrinos. Dez anos depois do primeiro - nos Caminhos de Fátima, com os "Novos Trilhos" - e 14 Caminhos de Santiago  depois ... há muito que sentia também um chamamento
pelo Caminho de Assis ... ou não tivesse sido o meu primeiro Caminho de Santiago no 8º Centenário da Peregrinação de S. Francisco de Assis ao Campus stellae. Não ... não vamos fazer o caminho percorrido por Francisco de Assis em 1214, atravessando França e Espanha, até Santiago, mas vamos percorrer o Cammino di Assisi, neste "ano especial" de 2023 e de certo modo a comemorar e a agradecer as minhas sete décadas de Vida.
O Caminho de Assis atravessa os Apeninos, entre Dovadola, próximo de Forli, e Assis, a percorrer em 12 etapas ... das quais hoje estamos no Dia '0'; voámos de Lisboa para Bolonha, "visitámos" a Decathlon de Bolonha para comprar bastões (proibidos em bagagem de cabine) ... e viemos no comboio da TrenItalia para Forlì, onde daqui a pouco apanharemos o autocarro para Dovadola. Mas antes desta "Etapa 0" ... esteve a leitura sobre os fundamentos e a viabilidade deste Caminho, o lançar do desafio a quem me quisesse acompanhar, a recolha de informações. Através do site www.camminodiassisi.it, conheci o pioneiro e grande dinamizador do Caminho de Assis, Giordano Picchi, bem como a "assistente" para língua portuguesa, Jacinta Franco, ambos incansáveis no apoio à preparação das etapas, contactos dos albergues e outros alojamentos de peregrinos, ficheiros GPS do percurso, etc.. Foram meses de preparação ... e de mentalização para um Caminho que sabemos que vai ser duro, fisicamente exigente ... para mais para um septuagenário 😏
O Caminho de Assis surgiu da ligação de diversas peregrinações tradicionais, antigas devoções e uma busca interior, renovando a essência da doutrina de São Francisco de Assis e também, claro, do "nosso" Santo António. Próximo de Dovadola, situa-se aliás o Eremo de Montepaolo, onde Santo António passou cerca de quinze meses em intensas meditações. Montepaolo fazia parte da primeira etapa do Caminho, mas o mau tempo dos primeiros dias de Maio provocou deslizamentos de terra que tornaram os caminhos intransitáveis; seria teoricamente possível lá ir e voltar ... mas teríamos de chegar antes das cinco da tarde. Talvez ... se um dia eu for mostrar a zona à minha arraianazinha 😊

Bolonha, 29.Ago.2023, 12h50 ... 4 peregrinos no Dia 0 do Caminho de Assis
O comboio deixou-nos portanto em Forli e o autocarro da linha 127 trouxe-nos a Dovadola e ao nosso primeiro albergue, o Rifugio Benedetta. De espírito desapegado e simples, como S. Francisco, Benedetta Bianchi Porro nasceu em Dovadola em 1936, dedicando toda a sua curta vida ao próximo; faleceu com 28 anos, de neurofibromatose, ou "doença de Recklinghausen".
O nosso primeiro hospitaleiro é o Roberto. Tal como nos Caminhos de Santiago, na maioria dos albergues, ou refúgios, os hospitaleiros são voluntários, em muitos casos peregrinos que um dia fizeram o Caminho ... e a ele se dedicaram. Amanhã ... estes 4 Pellegrini portoghesi começarão o seu Caminho. Na minha mochila, a habitual vieira e cabaça dos Caminhos de Santiago desta vez dão lugar ao ' 𝛕 ' (letra grega tau) ... a "assinatura" de S. Francisco de Assis e um dos principais símbolos franciscanos.
Dovadola, 19h00 - À porta do Rifugio Benedetta ... e amanhã começamos o Caminho 🙏
Este prólogo será certamente a única "crónica" publicada no blog, até chegarmos a Assis e regressarmos a Portugal. O Caminho Vive-se, Sente-se ... e partilha-se!

 Pax et bonum 🙏   Pace e bene 🙏

3 comentários:

Jacinta Franco disse...

Parabéns por esta tão significativa descrição de um projeto de vida muito especial! Espero as próximas etapas com curiosidade pelas impressões que serão descritas! Saudações peregrinas! Pace e bene!

Anónimo disse...

Tudo de Bom e e no meu 1. Caminho conheci um peregrino italiano o Francesco que dizia "piano piano si sigue lontano" 😎👌

Margarete disse...

Obrigada pela partilha, desta forma vamos percebendo melhor as tuas emoções.