quinta-feira, 30 de março de 2023

Regresso a Tours e às margens do Loire e do Cher

Tours ... cidade a que nunca nos cansamos de voltar. Já lá vão 40 anos desde que pela primeira vez a nossa carismática tia "Baíta" ali nos recebeu ... a mesma tia a que fomos ao 90º aniversário, em 2018 ... a mesma a que agora fomos ao 95º aniversário!
Tour Charlemagne, Tours, 25.03.2023
Uma autêntica "guerreira" que, sozinha, ali lutou sempre pela vida, criou e ajudou filhos, irmãos, sobrinha(o)s ... ou não fosse ela irmã do meu saudoso Zé Malhadinhas 💖
No sábado de manhã voámos para Tours, depois de uma madrugada de autocarro para o Porto. E para além do aniversário e dos convívios familiares, é claro que 4 dias ali passados me permitiram também algumas pequenas caminhadas, pelas ruas da sempre bela Vieux Tours, mas também pela muita Natureza nas margens do Loire e do Cher, o segundo afluente do primeiro e ambos, tal como a própria cidade ... no Caminho de Santiago, a Via Turonensis.
As fotos que se seguem são portanto destes 4 dias e dos instantâneos da Natureza que os mesmos proporcionaram. Mas como o Universo é Inteligente ... até o voo de regresso a terras lusas me reservava uma surpresa: a quase 11 mil metros de altitude ... pela primeira vez vi o paraíso de Somiedo do ar, com toda a clareza. Que saudades, já, daquelas terras que também adoro ... uma das minhas três "terras natais", como me costumo referir a Somiedo, ao Gerês ... e às terras raianas que me deram a companheira de uma Vida.
Nas margens do Loire em Tours, 27 de Março de 2023
E nas margens do Cher, também em Tours, 28 de Março ... no Caminho de Santiago
Château de Tours, 29.03.2023, 15h50
Au revoir France, 30.03.2023, 11h15, sobre a Île de Ré
E como que por milagre, menos de uma hora depois surgem-me as terras de Somiedo quase 11 mil metros
abaixo. Vêem-se nitidamente os lagos e os vales de Saliencia e do Río del Valle!
E à hora do almoço estávamos no Porto ...
de onde já só faltava o Alfa Pendular para Lisboa

1 comentário:

Antonio Mousinho disse...

Bela e merecida viagem!