segunda-feira, 4 de julho de 2022

No canto de um Sonho ... nasce o 𝙏𝙤𝙪𝙧 𝙙𝙪 𝙈𝙤𝙣𝙩 𝘽𝙡𝙖𝙣𝙘 (Prólogo)

(Sebastião Antunes ... "A Cor da Vontade")
   No canto de cada sonho nasce a vontade...
   A vontade de que as lágrimas apaguem o fogo,
   de que as cartas calem as armas,
   de que os amores sejam os melhores amigos de quem os tem,
   de que as mãos grandes e mansas da noite
   embalem o sono dos homens cansados.
   A vontade que o mundo vá devagarinho e tranquilo,
   como a ribeira que serpenteia, ingénua, a brincar com a Lua...

Desde os tempos do "rapaz urbano e pacato" que, há mais de meio século, descobriu a sua vocação ... nasceram muitos Sonhos; e no canto de cada Sonho ... nasceram vontades. Vontades de ar livre ... de contacto com a Natureza, com os grandes espaços naturais, com o mundo rural ... vontade de desbravar as fragas espalhadas pelos "paraísos perdidos" pelos quais a Vida o levou a apaixonar-se ... mas também vontade de Amar, de conViver, de dar e de receber Amor ... vontade "de que os Amores sejam os melhores Amigos de quem os tem" ... vontade de partilha ... vontade de Sentir ... vontade de emoção ... de "aventura". Como com todas as vontades e com todos os Sonhos ... uns concretizam-se ... outros mantêm-se no limiar da realidade ... outros ainda transformam-se ... em Sonhos acordados.
(Foto: Henrique Feliciano Silva)
Vem este prólogo a respeito de um Sonho ... que era suposto ter sido Vivido no "ano especial" de 2020. Dois mil e vinte era o ano do meu cinquentenário de "aventuras" ... mas dois mil e vinte foi especial pela pandemia que assolou o mundo ... e pela "pandemia" que me derrubou uma ilusão e um Sonho ... e o Tour du Mont Blanc foi adiado para 2021 ... para 2022 ... para hoje... 🙂
Depois do Monte Perdido Extrem (já lá vão 9 anos) ... depois do جبل توبقال (Toubkal, há 7 anos) ... depois do Caminho Inca de Machu Picchu (há 3 anos) ... depois de tantos e tantos desafios e "aventuras", em terras principalmente da velha Ibéria ... depois de os Caminhos Peregrinos terem entrado na minha Vida pela porta grande, com doze Caminhos de Santiago percorridos ... com cerca de vinte mil quilómetros registados nos últimos cerca de 20 anos de pedestrianismo (registos GPS desde 2002) ... chegou a vez do Monte Branco. Não, não vou escalar o Monte Branco 😂; mas vou contornar o maciço do Monte Branco, num circuito de 9 dias a pé, a partir de próximo de Chamonix, entre França, Itália e Suiça.
Cerca de 150 km a percorrer nos 9 dias ... com mais de 9000 metros de desníveis acumulados. E isto ... com os meus "Manos" Cristina, Zé Messias e Dina ... com a estreante Isabel (estreante ... nestas "aventuras" mais "radicais") ... com mais 6 amigos e amigas das grandes "aventuras" pedestres, com a maioria do(a)s quais já percorri os trilhos de Somiedo, do Gerês, da Malcata ... da Amizade ... da alegria de Viver. A passos largos a caminhar para septuagenário ... o rumo tem de ser cada vez mais aquele que, há 6 anos, encontrei em Villarmentero de Campos, no originalíssimo Albergue "Amanecer" ... no Caminho Francês de Santiago...
Don't dream your life ... live your dreams
                                                                                   (David O. Gandell)
E para Vivermos os nossos Sonhos ... estamos em Les Houches, a poucos quilómetros de Chamonix, vindos de Lisboa, a maioria, via voo para Genève e um transfer para este primeiro dos nove "refúgios" onde vamos pernoitar, o Gîte Michel Fagot. Amanhã, bem cedo ... começa a aventura!

Les Houches, 4.jul.2022 ... e amanhã começa a aventura!
(Foto: Deonel Pinto)


Sem comentários: