sábado, 22 de janeiro de 2022

Pela Serra da Carregueira, com os Caminheiros Gaspar Correia

Compreendida entre Dona Maria, Meleças, Belas e Almargem do Bispo, a Serra da Carregueira é um maciço situado a noroeste de Lisboa e composto por uma série de colinas que, pelo seu relevo mais acidentado, se destacam do relevo ondulado envolvente. Ali nasce o Rio Jamor e os seus afluentes, como as ribeiras de Belas e de Carenque. Ali se situa também o importante aquífero de Vale de Lobos, antigamente aproveitado pelo Aqueduto das Águas Livres e seus subsidiários, de que se destaca o aqueduto da Mata.
22.Jan.2022, 10h00 - Serra da Carregueira, aí vamos nós...
Os montes e vales da Carregueira foram precisamente a zona escolhida pelos Caminheiros Gaspar Correia para iniciarem as actividades de 2022. E ... foi uma surpresa boa a quantidade de belos trilhos que ali existem, pelo meio de belas matas, a sul do Belas Clube de Campo e à volta da Quinta do Bonjardim e da Tapada do Grilo.
O percurso foi circular, com partida do parque de estacionamento do Cemitério de Belas. Um percurso circular ... mas com muitas quase "pétalas", ou quase "oitos". E talvez melhor do que qualquer descrição ... são as muitas fotos obtidas nesta boa surpresa, às portas da grande cidade.

Cruzeiro dedicado a Nossa Senhora do Cabo, junto ao portão da Quinta do Bonjardim. Dali se avistava o Cabo Espichel, vista hoje dificultada pelas muitas construções imobiliárias.
Numa manhã bem fria, os "gasparitos" percorrem os
trilhos da Serra da Carregueira ... mas também almoçam 😋
Geodésico dos Penedos Pardos (283m alt.), com a Serra de Sintra em pano de fundo
Torre de Vigia da Fonteireira
O troço final da caminhada foi ao longo da Ribeira de Belas, afluente do Jamor. Mais uns belos cantos e recantos, neste surpreendente percurso em que parecia que estávamos bem no interior ... e não a poucos quilómetros da capital. Excelente primeira caminhada do ano do grupo, sem dúvida!

Ao longo da Ribeira de Belas, de regresso ao ponto de partida
Clique para ampliar e aqui para ver no Wikiloc
Clique para ver o álbum completo de fotos

Sem comentários: