terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Pela Rota das Lapas, em terras de Matacães

PR3 TVD ... com derivações...


 
O PR3, Rota das Lapas é um percurso circular, com início e fim em Matacães, concelho de Torres Vedras. Para o pequeno grupo que se tem reunido para dar à sola ... foi o percurso proposto para iniciarmos as "aventuras" deste novo ano de 2021 ... a que bem poderemos chamar o Ano da Esperança ... o ano do gradual retorno à desejada normalidade... 🙏!
Igreja de Nª Srª da Oliveira, Matacães, 5.Jan.2021, 8h55
Às nove da manhã reunimo-nos assim em Matacães. O curioso topónimo está relacionado com as guerras da Reconquista Cristã: depois da conquista de Torres Vedras, os cristãos caíram em cima dos mouros gritando "matem esses cães, matem esses cães! " ... e assim ficou o nome Matacães. Muito mais tarde, por volta de 1500, ali terá existido uma grande e única oliveira, na qual apareceu uma imagem de Nossa Senhora, pelo que se construiu a actual Igreja de N.ª Sr.ª da Oliveira. Para a população, no entanto, as folhas da oliveira, ou mesmo a madeira que a constituía, tinham algo de milagroso: fervidas em água, seriam infalíveis para várias doenças. A excitação popular foi tanta que, pouco tempo depois, a oliveira encontrava-se completamente despida, pois as pessoas colhiam as folhas para tentar a cura das suas maleitas.
Sobranceiro a Matacães, o Monte do Calvário, que deixaríamos para o final da caminhada
Pela Fonte da Pipa, rumámos à aldeia de Ribeira, junto à ribeira de Matacães, ou Ribeira do Sangue, topónimo mais uma vez ligado às guerras da reconquista Cristã. Seguiu-se a Serra de S. Julião e a aldeia de Zurrigueira. O dia começara bastante frio, mas o Sol logo aqueceu os corpos e as almas.
Marco de Reguengo e
Fonte da Pipa, Matacães
Subida à Torre de Vigia
da Atalaia (314m alt.)
Pelos belos campos do Oeste, numa manhã de frio mas de um Sol forte e colorido!
Geodésico da Achada (293m alt), sobre a aldeia de Monte Redondo
Agora ... era preciso descer...
Por entre eucaliptais, terras cultivadas, vinhas e pomares a confundirem-se numa paisagem rural e quase virgem, fomos avançando pela Serra da Achada, ou da Atalaia ... da qual era preciso descer. A lama ... não ajudava muito... 😋

A épica descida para Monte Redondo e para a Quinta das Lapas
O almoço foi à porta da Quinta das Lapas, junto à aldeia de Lapas Grandes, que dá o nome à rota. É uma das mais belas quintas da região, classificada pelo IPPAR como imóvel de interesse público. Funciona actualmente como centro de recuperação de toxicodependentes. As casas e jardins representam um dos exemplos mais significativos da arquitetura civil barroca, inspirada em modelos eruditos do renascimento italiano.
Quinta das Lapas, 12h30 ... horas de almoço
O regresso a Matacães continuou através de belas paisagens rurais, entre Sarge e Ordasqueira. Já perto do destino, subimos ao Monte do Calvário, para logo descer à EN 575. Antes das duas e meia estávamos nos carros, com uns belos 17 km percorridos ... os primeiros do Ano da Esperança. Que a Esperança nunca morra!

Verdes são os campos ... e pelo meio dos verdes campos subimos à Ermida do Senhor do Calvário
Panorâmica do Monte do Calvário, com Matacães e a Igreja da Senhora da Oliveira aos pés
De regresso ao ponto de origem, com 17 belos km nos pés
(Clique aqui para ver o álbum completo de fotos)
(Clique aqui para ver o percurso no Wikiloc)

1 comentário:

Rui Cortes disse...

Excelentes fotos. Matacães um lugar a descobrir...