quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Nos trilhos da Ilha Terceira

Na digressão açoriana que descrevi nos posts anteriores, os 3 dias de 6 a 8 de Agosto foram dedicados à Terceira, com a nossa "família" Caminheira dos "gasparitos" Gaspar Correia. Entre as caminhadas e o querer conhecer algumas das zonas mais carismáticas da ilha ... o programa foi cheio.
No início do trilho da Rocha do Chambre, 6.Agosto.2018
PRC6TER - Trilho da Rocha do Chambre
No coração da Terceira, o primeiro trilho levou-nos a um dos pontos mais altos da ilha, inserido na Área Protegida do Planalto Central e Costa Noroeste, bem como na Reserva Natural do Biscoito da Ferraria e do Pico Alto. Iniciámos o trilho numa canada de terra batida na zona da Malha Grande, a montante da povoação de Biscoitos. É um trilho circular, com um pequeno troço comum no início e no fim.

Pisando lava consolidada, na parte inicial do Trilho da Rocha do Chambre
Atravessando bosques mágicos. Dir-se-ia que estávamos na Terra Média dos romances de Tolkien
Dos cerca de 500 metros de altitude fomos subindo para os 700, já com laivos panorâmicos para a depressão do Biscoito da Ferraria, aos pés do grande vulcão do Pico Alto e preenchida por floresta laurifólia endémica. O vulcão do Pico Alto e respectiva caldeira ocupa grande parte da zona centro da ilha, juntamente com os restantes cones centrais, como o Pico do Carvão.

Dois "exploradores" à conquista das
paisagens centrais da Ilha Terceira
A Rocha do Chambre e as fabulosas panorâmicas sobre a grande depressão central
Regresso ao ponto de partida: estava
terminada a primeira caminhada na Terceira
Depois da caminhada, o programa englobou ainda as piscinas naturais dos Biscoitos e uma passagem, a caminho de Angra do Heroísmo, pela Terra Chã, um dos diversos pontos de onde se vê ao fundo a ilha de S. Jorge e, por trás dela, a do Pico.

Piscinas naturais
dos Biscoitos
Terra Chã: ao fundo, a ilha de S. Jorge

 
   PRC1TER - Mistérios Negros

Segundo dia na Terceira, 2ª caminhada. Igualmente na zona central da ilha, ligeiramente a sudoeste da primeira, desenvolveu-se nas imediações da Lagoa do Negro. Um percurso curto, de apenas 6 km, mas igualmente muito bonito, maioritariamente por entre bosques de Cryptomeria, conífera introduzida nos Açores em meados do Séc. XIX e que acabou por cobrir 60% das florestas açorianas. Igualmente circular, o trilho começa e acaba próximo da Gruta do Natal, assim chamada por a associação "Os Montanheiros" a ter aberto ao público e nela celebrado a Missa Natalícia em 1969.

Lagoa do Negro, 7.Agosto.2018, 11h00 - Começava a 2ª caminhada terceirense
Pelos encantos dos Mistérios Negros
e da Lagoinha do Vale Fundo

Recantos e encantos

À conquista do Pico Gaspar
Pico Gaspar
Regressávamos ao ponto de partida
No mundo mágico da Gruta do Natal e do Algar do Carvão
Terminada a caminhada, esperava-nos o mundo subterrâneo. Primeiro a Gruta do Natal, um tubo de lava com quase 700 metros de comprimento, com pouco desnível e tectos altos. Depois, o fabuloso Algar do Carvão, uma notável chaminé vulcânica com uma cratera de 15x20m, que termina 90 metros abaixo numa lagoa de águas límpidas.

Para iniciação ao mundo subterrâneo,
começámos por explorar a Gruta do Natal
Sim, os céus estão lá em cima, acima da chaminé vulcânica do fabuloso Algar do Carvão
O Algar do Carvão é o ex-libris natural da ilha Terceira. Foi a 4ª vez que desci a este mundo mágico; a primeira ... tinha sido há 46 anos, na última das minhas viagens de adolescente, com os meus pais! A origem do algar liga-se à grande erupção do vulcão do Pico Alto, que derramou as suas lavas a grande distância. Mais tarde, uma nova erupção levaria à formação de um vulcão estromboliano, o actual Pico do Carvão, que ao forçar e romper os derrames já existentes formou a zona da lagoa e as duas abóbadas sobre a mesma. Posteriormente, as lavas basálticas romperam a actual chaminé, saindo para o exterior, tendo o magma descido para as condutas profundas e para a câmara magmática; essa ausência quase instantânea do magma deu origem à formação do algar propriamente dito.

No
mundo mágico do Algar do Carvão
  
O que restou do segundo dia na Terceira foi dedicado à visita livre à bela cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO desde 1983.

Angra do Heroísmo, 7.Agosto.2018 - A baixa
da Cidade é Património Mundial da UNESCO
Trilho da Lagoinha, 8.Agosto.2018


 
PRC3TER - Trilho da Serreta e Lagoinha
4ª feira, 8 de Agosto, último dia na Terceira. A terceira caminhada teve início na Canada das Fontes, freguesia da Serreta, zona oeste da ilha. Tal como no primeiro, após um troço inicial comum seguimos rumo a nordeste, por um trilho ladeado por criptomérias, incenso e cedro-do-mato.
Ao longo do trilho, por entre bosques de criptomérias e formas fantasmagóricas...
A altitude vai aumentando, cruzamos a Ribeira da Lapa e continuamos a subir. Aos 550m alt. encontramos um estradão, prosseguimos até aos 720 metros e um desvio indica-nos então a Lagoinha; entretanto as nuvens descem e sobem ... e enviam alguns borrifos refrescantes.

Trilho da Serreta - Aos 770 metros de altitude descobre-se a Lagoinha
Panorâmica do geodésico da Lagoinha, com a costa noroeste da Terceira ao fundo
Eram duas e meia quando iniciámos o regresso, através de pastagens e ao longo da Ribeira do Além, por vezes com fabulosas panorâmicas para a costa oeste e noroeste. Antes das quatro estávamos de volta ao ponto inicial.

Vacas, verde, mar e hortênsias ... elementos caracterizantes da paisagem açoriana
Ao longo do vale cavado da Ribeira do Além
Por Santa Bárbara, Cinco Ribeiras e S. Mateus regressámos a Angra, com uma pausa de descontracção no mar das Cinco Ribeiras e uma breve passagem pelo Monte Brasil, guardião da histórica e bela capital Terceirense. Na manhã do dia seguinte ... rumaríamos às Flores.

Panorâmica do Monte Brasil para a costa oeste da Terceira
Monte Brasil: Padrão evocativo dos 500 anos da descoberta dos Açores, sobre a baía de Angra
Os três percursos efectuados na Ilha Terceira:
PRC6TER - Rocha do Chambre: 9,23 km
PRC1TER - Mistérios Negros: 6,08 km
PRC3TER - Lagoinha: 7,82 km

(Escrito em Vale de Espinho, em 19 e 20 de Agosto)
Ver o álbum de fotos completo

Sem comentários: