domingo, 17 de junho de 2018

Cabreia e Minas do Braçal (Sever do Vouga)

De regresso dos passadiços do Paiva, o fim de semana dos Caminheiros Gaspar Correia foi complementado com uma segunda caminhada, agora em terras de Sever do Vouga.
Silva Escura, 17.Junho.2018, 10h55
Tratou-se de um misto dos percursos pedestres PR 2.1, 2.2 e 2.3, tendo como tema central a fabulosa Cascata da Cabreia e o que resta do antigo Complexo Mineiro da Malhada e Braçal, onde era explorada galena e minério de chumbo. A descoberta de vestígios antigos permite concluir que a existência destas minas remonta provavelmente ao tempo dos romanos. A sua exploração mais intensiva ocorreu entre 1836 e 1958. Chegaram a trabalhar neste complexo 742 operários. O encerramento das minas provocou um grave problema social, que forçou ao êxodo desta mão-de-obra para a emigração na França e na Alemanha.
O percurso, circular, começou e acabou em Silva Escura, junto ao Restaurante "Ponto Final" ... onde no fim fomos brindados com um excelente e muito bem confeccionado almoço.

Ao longo do paraíso, nas margens do Rio Mau
Mina da Malhada

Minas do Braçal.
À direita a Torre Fundição.
Minas
do Braçal
Panorâmica sobre o Vale da Nogueira, 13h35
O topónimo Sever do Vouga tem origem numa lenda segundo a qual uma linda moura tinha o costume de ir pentear os seus longos cabelos para as margens do rio Vouga. Certo dia, viu a sua imagem reflectida na água; a partir daí, dizia a todos que ia se ver no Vouga ... Sever do Vouga.
E à procura talvez da moura encantada, pelo meio do paraíso ... aproximávamo-nos do oásis: a fabulosa Cascata da Cabreia, ex-libris deste fabuloso percurso

E pelo meio do paraíso ... aproximávamo-nos do oásis: a fabulosa Cascata da Cabreia
Cascata da Cabreia, 17.Junho.2018, 14h15 ... uma ilha no Paraíso...
Há uma lenda que diz que os mouros deixaram cair uma grade de ouro no poço mais fundo da Cabreia. Segundo a lenda, é possível recuperá-la com dois bois pretos e uma reza que vem no livro de S. Cipriano. Foram os mouros que deram início à lenda, quando habitaram no ponto mais alto ao lado da Cabreia, no Castro. Dizem ainda que há muitos anos um homem tentou tirar a grade com uma junta de bois, mas conforme os bois iam puxando o homem ia praguejando e quando a grade já cá estava fora, o homem disse: "Graças a Deus, já cá estás fora" ... e nisto a grade arrastou com ela os bois para o fundo do poço! Nós ... bem a procurámos... 😊

A uma hora um pouco tardia para almoçar, às três da tarde estávamos de regresso a Silva Escura e ao Restaurante "Ponto Final". Merecemos bem aquele opíparo almoço, a fechar um fim de semana sem dúvida excepcional. Obrigado Caminheiros Gaspar Correia, obrigado Amigos e companheiros!
Ver o álbum completo

Sem comentários: