sábado, 16 de junho de 2018

Calcorreando os passadiços do Paiva

Ao longo da margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, os passadiços do Paiva foram inaugurados em Junho de 2015, transformando-se desde logo num certo turismo ambiental de massas ... e parcialmente consumidos pelas chamas em Setembro de 2015 e Agosto de 2016.
Passadiços do Paiva (Foto: Facebook da entidade gestora)
Não fui "a correr" conhecer aquela que se tornou uma moda para multidões de visitantes de todos os tipos. Preferi deixar que a moda atenuasse ... e em boa hora esperei, já que agora, três anos depois ... os Caminheiros Gaspar Correia levaram-me aos passadiços do Paiva, eleitos como projeto turístico mais inovador da Europa em Setembro de 2016 nos World Travel Awards, voltando no ano seguinte a ganhar o prémio de melhor projecto de desenvolvimento turístico da Europa, em São Petersburgo, na Rússia. Mesmo assim, no primeiro sábado de quase verão ... a multidão de visitantes era grande demais para meu gosto, não invalidando apesar de tudo a grande beleza da maior parte do percurso.

Descida à praia fluvial do Areinho e início do trilho, 16.Junho.2018, 11h50
O rio Paiva nasce na Serra de Leomil, na freguesia de Pêra Velha, pertencente ao concelho de Moimenta da Beira, e desagua no Douro em Castelo de Paiva. Foi considerado ainda não há muitos anos o rio menos poluído da Europa. O percurso dos passadiços estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, passando entre as duas pela praia do Vau. Ao longo dos seus 10 Km (desde o parque de estacionamento acima da praia do Areinho), podemos desfrutar de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas bravas de águas, em leito escavado e apertado, na área conhecida como a Garganta do Paiva.

Vista sobre o vale do Paiva e a ponte da EN 326-1, Arouca - Alvarenga
Após um curto troço ao longo do rio, a parte inicial dos passadiços é também a de maior desnível, através de uma longa escadaria que vence cerca de 150 metros, até ao miradouro sobre o vale e ao controlo de entradas. O percurso pode contudo ser feito nos dois sentidos.

Cascata das Aguieiras, vinda de terras de Alvarenga, 16.Junho, 13h15
As cabras não precisam
dos passadiços...

Ponte suspensa próximo da Praia do Vau
Praia fluvial do Vau
Junto à Praia fluvial do Vau
E já quase em Espiunca, onde terminaríamos este belo percurso dos Passadiços do Paiva
Às quatro e meia estávamos no final do trilho dos passadiços, junto à ponte de Espiunca, sobre o rio Paiva, onde igualmente existe um posto de controlo de entradas, permitindo fazer o percurso em qualquer dos sentidos. E ali ... uma razoável fila de táxis aguardava os visitantes que deixaram os carros no Areinho. Quanto a nós ... o autocarro aguardava-nos para nos levar para Entre-os-Rios, cujo INATEL havia sido eleito para nos receber para a pernoita ... antes de outra "aventura".
Ver o álbum completo

Sem comentários: