sábado, 10 de março de 2018

Por esses campos fora ... em terras de Alqueva

O Grupo de Caminheiros Gaspar Correia comemora sempre o seu aniversário - este ano o 33º - na actividade de Março. Convenhamos que é um número bonito, tanto mais que existem elementos fundadores que permanecem activos no grupo ao fim desses mesmos 33 anos!
Próximo de Amieira, 10.03.2018, 10h00
A caminhada comemorativa de 2018 realizou-se em terras de Alqueva. Há pouco mais de duas semanas, participei no respectivo reconhecimento com outros três "gasparitos" ... e hoje era o dia marcado para a "família" se reunir ... num dia em que a tempestade "Félix" ameaçava boicotar-nos o programa. Mas, em terras de Alqueva, a tempestade "Félix" só nos mandou uns poucos borrifos.
Pouco antes das dez horas, estávamos a iniciar a caminhada, próximo da Marina da Amieira, para um percurso de cerca de 15 km (PR1 PRL - Amieira e Alqueva com o Lago a Seus Pés) que nos levaria a Alqueva, quase sempre à vista do Rio Degebe, que o mesmo é dizer, desde há 16 anos, à vista do maior lago artificial da Europa.

Depois de uma semana de chuvas, nos campos sequiosos das margens do Alqueva vê-se finalmente correr água
Pouco depois de iniciarmos estávamos em frente à Marina da Amieira, seguindo sempre no sentido sudeste, em direcção ao Monte do Balanco e às Antas da Torrejona, situadas no topo de um pequeno esporão sobranceiro ao Degebe, esporão que agora constitui uma pequena península que entra no grande lago. Ainda era cedo, mas esse foi o local escolhido para o almoço volante, tanto porque algumas nuvens ameaçavam vir a descarregar - o que se concretizou - como porque à tarde teríamos um suculento lanche comemorativo do aniversário do grupo.

A caminho das Antas da Torrejona
Junto à anta, local de almoço (Foto: Margarete Almeida)
E de regresso ao caminho principal
Agora em direcção sul, o trilho continua a acompanhar o curso do Degebe, até que dele se afasta entre o referido rio e a Ribeira de Codes, no troço mais acidentado do percurso.

Junto ao Monte da Torrejona
Uma "janela" sobre o Rio Degebe e o grande lago
Alqueva, 15h05, após 15 km percorridos
Às três da tarde estávamos a entrar em Alqueva ... e às quatro tínhamos um opíparo lanche ajantarado, no Restaurante "O Artur", abrilhantado por 5 elementos do grupo coral "100 Moengas", que nos brindaram com vários temas do repertório de Cante Alentejano, património cultural da Unesco. 33 anos de actividades, de partilha, de muita amizade, excelentemente celebrados e vividos ... por esses campos fora!


Alqueva, 19h15. De Alma cheia ... vamos regressar
Era já noite quando saímos de Alqueva ... deliciados com a tradicional gastronomia alentejana, o melodioso e emotivo Cante dos "100 Moengas" ... e os 33 anos de actividade dos Caminheiros Gaspar Correia. Venham mais...
Ver o álbum completo

Sem comentários: